MOB GAME
UMA PROPOSTA DE ENSINO COM SISTEMA GENERATIVO DE PROJETO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n2ID20155Palavras-chave:
sistema generativo, processo de projeto, ensino de projeto, gamificaçãoResumo
Existe uma necessidade de modificação na metodologia de ensino de projeto de arquitetura. Assim, este artigo apresenta um método sistematizado como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de projeto de arquitetura, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação. Os estudantes deixam de solucionar programas de necessidades específicos focados na solução e passam a estruturar um método de projeto a partir da identificação, análise e compreensão dos problemas de projeto. Adquirem habilidades e competências para criar o seu método e adequá-lo a sua realidade mediante aos diferentes programas de necessidades que encontrará no exercício da profissão. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a contribuição da adoção dos sistemas generativos para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da disciplina de projeto, na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Para isso é apresentado o processo de criação e aplicação de um sistema generativo formatado como jogo, a fim de ser utilizado como instrumento de projeto, o MOB-Game. Esta pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes do programa de pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, na disciplina de Tópicos Especiais: Sistemas Generativos de Projeto. Como resultado, foi possível discutir sobre o potencial exploratório e investigativo que o método proporciona, incluindo a possibilidade de ele ser utilizado como instrumento para processos de projeto colaborativo e participativo.
Downloads
Referências
ALEXANDER, C. Systems generating systems. In: MENGES, Achim; AHLQUIST, Sean (Org.). Computational design thinking. London: John Wile And Sons Ltda, 2011. p. 58-67.
ANDRADE, M. L. V. X.; RUSCHEL, R. C.; MOREIRA, D. C. O processo e os métodos. In: KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. et al. O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. Cap. 4. p. 80-99.
BARROS, A. P.; ROCHA, I. M.; BEZERRA, G. F. Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017, Mamanguape, PB. Anais... João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. v. 1877. p. 635-641. 2017.
COSTA, A. C.; MARCHIORI, P. Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. In: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 6, n. 2, p. 44-65, 2 out. 2015.
FISCHER, T.; HERR, C. Teaching Generative Design. International generative art conference, 4., 2001, Milão. Anais... Milão, 1997. Disponível em: <http://www.generativeart.com/>. Acesso em: 10 dez. 2019.
HOLLAND, J. H.. Emergence: From chaos to order. New York: Basic Books, 1998.
JONES, J. C. Design methods. 2. ed. London: Van Nostrand Reinhold, 1992.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LÉVY, P. O que é o virtual? 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
AUTOR. Referência omitida para avaliação, 2015.
MITCHELL, W. The theoretical foundation of computer-aided architectural design. In: Environment and Planning B, 1975, v.2, p.127-150.
MOREIRA, D. C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; BELTRAMIN, R. M. G. Dinâmicas que ensinam: a metodologia de projeto no ensino de arquitetura. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 55-69, jan./jun. 2016.
NEVES, Isabel Clara. Contribuição de Horst Rittel para a abordagem científica ao projecto no início da era computacional. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 6, n. 1, p. 39-55, jan./mar. 2015. ISSN 1980-6809
AUTOR. Referência omitida para avaliação, 2018.
SOBRAL, Rafaela; AZEVEDO, Guilherme; GUIMARÃES, Mabel; "Design Methods Movement: as origens das pesquisas sobre métodos de projeto", p. 27 -42. In: Design & Complexidade. São Paulo: Blucher, 2017.
NUNES, Brunella. Mostra em SP desvenda a surpreendente anatomia das obras de Antoni Gaudí por meio de maquetes. Cobertura site Hypeness. 2017. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2016/11/mostra-em-sp-desvenda-a-surpreendente-anatomia-das-obras-de-antoni-gaudi-por-meio-de-maquetes/> . Acesso em: 25 nov. 2019.
TERDIZIS, K. Algorithmic architecture. Oxford: Architectural Press, 2006.
ZUCCHERELLI, M. A aprendizagem ativa no ensino da disciplina de projeto de arquitetura na PUCPR, CURITIBA. Revista Projetar, v.4, n. 2, setembro de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.