MOB GAME
UMA PROPOSTA DE ENSINO COM SISTEMA GENERATIVO DE PROJETO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n2ID20155Palabras clave:
sistema generativo, processo de projeto, ensino de projeto, gamificaçãoResumen
Existe uma necessidade de modificação na metodologia de ensino de projeto de arquitetura. Assim, este artigo apresenta um método sistematizado como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de projeto de arquitetura, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação. Os estudantes deixam de solucionar programas de necessidades específicos focados na solução e passam a estruturar um método de projeto a partir da identificação, análise e compreensão dos problemas de projeto. Adquirem habilidades e competências para criar o seu método e adequá-lo a sua realidade mediante aos diferentes programas de necessidades que encontrará no exercício da profissão. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a contribuição da adoção dos sistemas generativos para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da disciplina de projeto, na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Para isso é apresentado o processo de criação e aplicação de um sistema generativo formatado como jogo, a fim de ser utilizado como instrumento de projeto, o MOB-Game. Esta pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes do programa de pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, na disciplina de Tópicos Especiais: Sistemas Generativos de Projeto. Como resultado, foi possível discutir sobre o potencial exploratório e investigativo que o método proporciona, incluindo a possibilidade de ele ser utilizado como instrumento para processos de projeto colaborativo e participativo.
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