TRASDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E PESQUISA DA GERAÇÃO DE FORMAS ARQUITETÔNICAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n3ID21739Palavras-chave:
Morfologia, processo de design, projeto, disciplinasResumo
Na pesquisa apresentada neste artigo, é abordada a relação específica entre as ordens geométricas e a geração da forma arquitetônica contemporânea, com a intenção de fornecer ferramentas generativas que participem ativamente durante o processo de ensino e aprendizagem da morfologia. A disciplinaridade cruzada ou unidirecional é apresentada como uma condição das relações entre disciplinas e como uma abordagem que apela à procura de estruturas conceituais e técnicas em outros campos do conhecimento, aquelas com potencial para a sua transferência para a arquitetura. Neste contexto, a mistura é produzida em: leis, princípios, ferramentas e técnicas externas para a produção de conhecimento disciplinar integral.
A atenção é colocada na: física, matemática aplicada, hidrografia, ceraunología (parte da meteorologia que estuda os raios e seus fenômenos), neurologia e botânica, caracterizadas por favorecer a identificação de padrões com potencial de ensaio e sistematização através de práticas de indagação que contribuem para a geração de formas arquitetônicas. A natureza da pesquisa é qualitativa e o seu desenho metodológico é bibliográfico, exploratório e experimental. Numa primeira fase, é realizada a pesquisa documental e é especificada a classificação dos casos multidisciplinares. Numa segunda instância, o trabalho é colocado no âmbito da pesquisa projetual, e é experimentado a fim de produzir conhecimentos através da utilização do projeto e do seu processo de construção.
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