TRASDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E PESQUISA DA GERAÇÃO DE FORMAS ARQUITETÔNICAS

Autores

  • Lucas Períes Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño.
  • Barraud Silvina Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n3ID21739

Palavras-chave:

Morfologia, processo de design, projeto, disciplinas

Resumo

Na pesquisa apresentada neste artigo, é abordada a relação específica entre as ordens geométricas e a geração da forma arquitetônica contemporânea, com a intenção de fornecer ferramentas generativas que participem ativamente durante o processo de ensino e aprendizagem da morfologia. A disciplinaridade cruzada ou unidirecional é apresentada como uma condição das relações entre disciplinas e como uma abordagem que apela à procura de estruturas conceituais e técnicas em outros campos do conhecimento, aquelas com potencial para a sua transferência para a arquitetura. Neste contexto, a mistura é produzida em: leis, princípios, ferramentas e técnicas externas para a produção de conhecimento disciplinar integral.

A atenção é colocada na: física, matemática aplicada, hidrografia, ceraunología (parte da meteorologia que estuda os raios e seus fenômenos), neurologia e botânica, caracterizadas por favorecer a identificação de padrões com potencial de ensaio e sistematização através de práticas de indagação que contribuem para a geração de formas arquitetônicas. A natureza da pesquisa é qualitativa e o seu desenho metodológico é bibliográfico, exploratório e experimental. Numa primeira fase, é realizada a pesquisa documental e é especificada a classificação dos casos multidisciplinares. Numa segunda instância, o trabalho é colocado no âmbito da pesquisa projetual, e é experimentado a fim de produzir conhecimentos através da utilização do projeto e do seu processo de construção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alarcón, C., Carbonell, V., Hott, D., Magendzo, A. y Marfán, J. ¿Cómo trabajar los Objetivos Fundamentales Transversales en el Aula?. Santiago: Governo do Chile, Ministério de Educação, 2003.

Arnaud, P. J. L., Maniez, F., & Renner, V. Cross-Disciplinary Perspectives on Lexical Blending. Berlín: De Gruyter Mouton, 2012.

Banchio, I. La transdisciplina en el proceso de ideación arquitectónico, desde un enfoque morfológico (Tese de mestrado). Universidade Católica de Córdoba, 2012.

De Pablos Pons, J. La visión disciplinar en el espacio de las tecnologías de la información y comunicación. En Tecnologías para transformar la educación.Tecnologías para transformar la educación de Juana María Sancho Gil (coord.) (Escritor) pp. 77-102, 2006.

Di Castri, F. y Hadley, M. Enhancing the credibility of ecology: Is interdisciplinary research for land use planning useful?. Geo Journal 13, pp. 299-325, 1986.

Doberti, R. Espacialidades. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2008.

Herteg, C., Pioariu, R., & Popescu, T. Cross-disciplinary Approaches to the English Language: Theory and Practice. Cambridge Scholars Publishing, 2011.

Lega Lladós, F. Creación sonora sobre fluidos. Barcelona, Research, Art, Creation, 3(2), pp. 122-158, 2015. DOI: 10.17583/ brac.2015.1390

Litwin, E. El oficio de enseñar. Condiciones y contextos. Buenos Aires: Paidós, 2016.

Margery Bertoglia, E. Complejidad, transdisciplinariedad y competencias: Siete viñetas pedagógicas. Valencia: Letreme editorial, 2019.

Martineau, J. (Ed.). Quadrivium: Las cuatro artes liberales clásicas. 2014 ? Sciencia: Matemáticas, Física, Química, Biología y Astronomía. 2014. ? Designa: Los secretos técnicos de las artes visuales tradicionales. 2016 ? Geomancia: Dragones, feng shui, líneas ley, radiestesia y misterios de la tierra. 2016 ? Trivium: Las artes liberales clásicas de gramática, lógica, retórica. 2016 ? Megalitos: Estudios en piedra. 2019. Madri: Librero.

Nicolescu, B. La transdisciplinariedad. Manifiesto. México: Edición 7 Saberes, 1996.

Muñoz, M. T. La mirada del otro. Madri: Ediciones Asimétricas, 2010.

Naselli, C. A. El proceso de diseño como concepto instrumental. En N. Goytia, Cuando la idea se construye, pp. 28-32. Córdoba: Screen, 1999.

Naselli, C. A. El rol de la innovación creadora: en la lógica interna del diseño arquitectónico. Córdoba: I+P y EDUCC, 2013.

Pava-Gómez, A. J.; Betancur-Villegas, M. A.; Páez-Calvo, A. Planteamiento de una estrategia desde la construcción de una investigación proyectual. Revista de Arquitectura, 20 (1), 88-101, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14718/revarq.2018.20.1.1954

Períes, L. La experimentación proyectual en la enseñanza de la morfología arquitectónica. En I. Moisset y L. Períes (Comp.), La experimentación proyectual: actas VIII Projetar 2017, pp. 534-547. Buenos Aires: UBA, 2017.

Períes, L. Órdenes geométricos complejos en la construcción de trazados reguladores. En A. Pollet (Comp.), VII Jornadas de Investigación “Encuentro y Reflexión”, pp. 35-42. Córdoba: FAUD-UNC, 2018.

Pokropek, J. La experimentación proyectual en la enseñanza: Enseñar a construir sentido. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, 82, pp. 115-126, 2020.

Quintanilla, M. A. y Vidal, J. Specialisation and Cross-disciplinarity Patterns and the Design of New Higher Education Programmes. Higher Education Management, 12, 2, pp. 53-63, 2000. DOI: https://dx.doi.org/10.1787/hemp-v12-2-en

Sancho Gil, J. (coord). Tecnologías para transformar la educación. Sociedad, cultura y educación. Madri: Akal, 2006.

Sarquis, J.; Buganza, J. La teoría del conocimiento transdisciplinar a partir de Manifiesto de Basarab Nicolescu en Fundamentos en Humanidades, vol. X, núm. 19. pp. 43-55, 2009.

Torres Santomé, J. Globalización e interdisciplinariedad: el curriculum integrado. Madri: Morata, 1994.

Downloads

Publicado

22-09-2020

Como Citar

PERÍES, L.; SILVINA , B. TRASDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E PESQUISA DA GERAÇÃO DE FORMAS ARQUITETÔNICAS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 08–18, 2020. DOI: 10.21680/2448-296X.2020v5n3ID21739. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/21739. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSAIO