EDGAR GRAEFF E A ARQUITETURA MODERNA EM PASSO FUNDO/RS
O CASO DA RESIDÊNCIA RÔMULO TEIXEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n2ID21781Palavras-chave:
Edgar Albuquerque Graeff, Movimento Moderno, Escola CariocaResumo
O artigo apresenta uma análise morfológica do projeto arquitetônico e da inserção urbana da residência Rômulo Teixeira, projetada pelo arquiteto e urbanista Edgar Albuquerque Graeff, no centro da cidade de Passo Fundo/RS. Graeff desenvolveu ao longo de sua trajetória profissional, um importante legado no tocante à arquitetura e urbanismo. Em linhas gerais, sua atuação se caracteriza pela linguagem moderna de seus projetos, que, em grande parte, foram obras que tiveram ligação com o processo de modernização dos centros urbanos, como é o caso da residência em estudo. Nesse sentido, será apresentada uma breve contextualização, a fim de compreender sua formação e trajetória profissional e de que forma as referências da chamada Escola Carioca foram incorporadas em seus projetos de arquitetura. Ademais, será apresentada a residência através de plantas baixas e imagens in loco que auxiliaram no entendimento da obra e na catalogação das características modernas presentes na identidade projetual do profissional. Destaca-se a importância da realização deste artigo pelo registro e análise de obra residencial deste importante arquiteto gaúcho, dentre tantas do seu vasto repertório de obras, que foram significativas contribuições para a história urbana e modernização de Passo Fundo, a partir da década de 1950. Por meio das análises foi possível notar que, de fato, a residência Rômulo Teixeira é um exemplar da Arquitetura e Urbanismo Moderno, na qual, os volumes que a constitui obra articulam-se entre si num jogo de contrastes e sobreposições.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Caliane Christie Oliveira de. Metodologia de Análise de projeto - Material didático. Disciplina O Projeto como Objeto de Estudo. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo – IMED. Passo Fundo. 2018. p. 1-4.
ANDRADE, Mário de. Brazil Builds (1944) In XAVIER, Alberto (org.). Depoimento de uma geração – arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, pp. 177 a 181.
ARRUDA, Ângelo Marcos. A popularização dos elementos da casa moderna em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 047.06, Vitruvius, abr. 2004 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.047/596>.
GOLDMAN, Carlos Henrique. A casa moderna em Porto Alegre: Projetos residenciais de Edgar Albuquerque Graeff. 2003. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura – PROPAR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
HORMAIN, Débora da Rosa Rodrigues Lima. Relacionamento Brasil - EUA e a Arquitetura Moderna: experiências compartilhadas, 1939-1959. 2012. 271 f. Tese (Doutorado), FAUUSP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
LIAL, Danielle Moreira; MEDEIROS, Wilton Araújo de. Influências do pensamento de Edgar Graeff na proposta de reformulação de conteúdos e metodologias. In: IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 2017, Pirenópolis. Anais do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Pirenópolis: Cepe, 2017. p. 1 - 6.
LORENZI, Letícia Regina; DINIZ, Pedro Henrique Carreta; ALMEIDA, Caliane Christie Oliveira de; PICCINATO JUNIOR, Dirceu. ART DÉCO E A CENTRALIDADE URBANA DE PASSO FUNDO/RS – BRASIL: impactos do crescimento socioespacial e da mudança de uso no repertório local. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 13., 2019, Salvador. Anais do 13° Seminário Docomomo Brasil. Salvador: Aaaa, 2019. p. 1-16.
LUCCAS, Luís Henrique Haas. ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA EM PORTO ALEGRE: sob o mito do “gênio artístico nacional”. 2004. 317 f. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura – PROPAR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
MIRANDA, Fernando Borgmann Severo de; MENDES, Jeferson dos Santos. Passo Fundo: O passo das ruas. Passo Fundo: Méritos, 2011. 286 p.
PEREIRA, Cláudio Calovi. Primórdios da arquitetura moderna no Rio Grande do Sul: a presença dos arquitetos cariocas. Porto Alegre: UFRGS. Trabalho Acadêmico (Mestrado em Arquitetura_ - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990.
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil: 1900 - 1990. 2. ed. 1. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. 224 p.
SOUZA, Jéssica Pinto de. O PLANO DIRETOR DE 1952-1955 E AS REPERCUSSÕES NA ESTRUTURAÇÃO URBANA DE FLORIANÓPOLIS. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Urbanismo História e Arquitetura da Cidade – PGAU-cidade, Centro Tecnológico – CTC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
TOURINHO, André de Oliveira: Do centro aos centros: bases teórico-conceituais para o estudo da centralidade em São Paulo. Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
XAVIER, Alberto. Arquitetura moderna brasileira: depoimento de uma geração - São Paulo: Pini/ Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura/ Fundação Vilanova Artigas,1987.
WICKERT, Ana Paula; TRAMONTINI, Atílio. Hotéis de Passo Fundo. In: LECH, Osvandré. 150 Momentos mais importantes da história de Passo Fundo. Passo Fundo: Méritos, 2007. Cap. 42. p. 164-165.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.