RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS UNIVERSITÁRIAS

ANÁLISE ERGONÔMICA DE DORMIT´ÓRIOS

Autores

  • Vilma Villarouco Universidade Federal do Ceará
  • Zilsa Pinto Santiago Universidade Federal do Ceará
  • Thanara Pereira e Silva Universidade Federal do Ceará
  • Adrielly Alves de Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Helaine Lima Câmara Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n2ID21905

Palavras-chave:

ergonomia do ambiente construído; modelos antropométricos; residência estudantil universitária.

Resumo

A inesperada situação de pandemia do Coronavirus tem mudado hábitos, pois a vida urbana foi substituída pelo dia-a-dia na residência, levando a população ao confinamento e à convivência com situações improvisadas para o desenvolvimento de diversas tarefas no ambiente familiar. Para além desse contexto, a literatura aponta inadequações da habitação para populações de baixa renda, geralmente em relação a questões do design de ambientes, como reflexo do dimensionamento reduzido. Com a pandemia tais questões migraram das habitações de interesse social e se instalam nos apartamentos de classe média, colocando em lados opostos os argumentos dos pesquisadores/especialistas frente ao poder do mercado imobiliário (que busca aproveitamento máximo de cada metro quadrado dos empreendimentos). Tratando de uma forma diferenciada de habitar, este artigo objetiva analisar residências universitárias sob a ótica da ergonomia aplicada aos ambientes, tendo recortado os dormitórios para o estudo das características do seu design quanto às dimensões, layout e usabilidade. O texto elenca aspectos positivos e negativos desses espaços, num momento em que se destaca a necessidade de reduzir o contato físico entre as pessoas. O trabalho aborda o problema de forma qualitativa, adotando o estudo multicasos definido a partir de uma amostra intencional, conforme o interesse da pesquisa. Ao final constata-se a restrição e inadequação na maioria dos espaços dos dormitórios estudantis analisados.

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Biografia do Autor

Vilma Villarouco, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Arquitetura em Urbanismo, doutora e mestre em Engenharia de Produção com Estágio Pós Doutoural em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Docente dos programas de pós graduação: Arquitetura e Urbanismo+Design-UFC (PPGAUD). Design-UFPE (PPGDesign); Ergonomia-UFPE (PPErgo); Professora visitante no DAUD-UFC; Líder do Grupo de Pesquisa em Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído - UFPE/CNPq. Pesquisadora na área de ergonomia aplicada a ambientes, acessibilidade e neuroergonomia. Bolsista de Produtividade PQ-2 do CNPq.

Zilsa Pinto Santiago, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Departamento de Arquitetura Urbanismo e Design da UFC. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo + Design/UFC. Membro do Grupo de Pesquisa em Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído/UFPE. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UFC. Conselheira no Conselho de Arquitetura e Urbanismo/CE

Thanara Pereira e Silva, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Arquitetura e Urbanismo - DAUD/UFC. Bolsista ICT Funcap no projeto "Casas Universitárias para Estudantes sob o foco da Ergonomia: estudo no Campus Benfica" do PIBIC 2019/20. Assistente Social graduada (2012) pela Universidade Estadual do Ceará e Pós-Graduanda em Saúde Mental.

Adrielly Alves de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Ex-colaboradora do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU). Atualmente, bolsista ICT Funcap no projeto "Casas Universitárias para Estudantes sob o foco da Ergonomia: estudo no Campus Benfica.

Helaine Lima Câmara, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Arquitetura e Urbanismo - DAUD/UFC. Voluntaria no projeto "Casas Universitárias para Estudantes sob o foco da Ergonomia: estudo no Campus Benfica". Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

12-05-2021

Como Citar

VILLAROUCO, V.; PINTO SANTIAGO, Z.; PEREIRA E SILVA, T.; ALVES DE ALMEIDA, A.; LIMA CÂMARA, H. RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS UNIVERSITÁRIAS: ANÁLISE ERGONÔMICA DE DORMIT´ÓRIOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 76–89, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n2ID21905. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/21905. Acesso em: 21 nov. 2024.