Navegar é preciso, viver não é preciso: projeto e pesquisa acadêmica

  • Rafael Perrone UPM
Palavras-chave: projeto de arquitetura, pesquisa acadêmica, pesquisa em área de práticas projetuais, teoria e prática da arquitetura, escrita acadêmica

Resumo

O artigo discute a situação das disciplinas de Projeto de arquitetura nos cursos de pós-graduação e sua inserção como atividade acadêmica. A partir das peculiaridades dos conhecimentos produzidos pela atividade projetual, propõe sua inserção na pesquisa acadêmica. Tendo como base o aspecto multidisciplinar que caracteriza a atividade da arquitetura, reconhece sua abordagem por meio de métodos de investigação de diversas áreas do conhecimento, como uma contribuição para uma “arquitetologia. Desloca a classificação da área projetual de uma equivocada classificação como uma mera prática, situando-a como um reflexionamento propositivo. Defende a possibilidade de reconstituição do Projeto como atividade de investigação acadêmica como produtor de conhecimentos.

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Publicado
25-01-2021
Como Citar
PERRONE, R. Navegar é preciso, viver não é preciso: projeto e pesquisa acadêmica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 6, n. 1, p. 08-21, 25 jan. 2021.