Navegar é preciso, viver não é preciso: projeto e pesquisa acadêmica

Autores/as

  • Rafael Perrone UPM

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID22121

Palabras clave:

projeto de arquitetura, pesquisa acadêmica, pesquisa em área de práticas projetuais, teoria e prática da arquitetura, escrita acadêmica

Resumen

O artigo discute a situação das disciplinas de Projeto de arquitetura nos cursos de pós-graduação e sua inserção como atividade acadêmica. A partir das peculiaridades dos conhecimentos produzidos pela atividade projetual, propõe sua inserção na pesquisa acadêmica. Tendo como base o aspecto multidisciplinar que caracteriza a atividade da arquitetura, reconhece sua abordagem por meio de métodos de investigação de diversas áreas do conhecimento, como uma contribuição para uma “arquitetologia. Desloca a classificação da área projetual de uma equivocada classificação como uma mera prática, situando-a como um reflexionamento propositivo. Defende a possibilidade de reconstituição do Projeto como atividade de investigação acadêmica como produtor de conhecimentos.

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Publicado

25-01-2021

Cómo citar

PERRONE, R. Navegar é preciso, viver não é preciso: projeto e pesquisa acadêmica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 08–21, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n1ID22121. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/22121. Acesso em: 24 nov. 2024.