AVALIAÇÃO DO BEM-ESTAR EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE AMBIENTES DISTINTOS

Autores

  • Ana Carolina Bonini Penteado UTFPR
  • Alfredo Iarozinski Neto

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID22613

Palavras-chave:

Ambiente construido, Ferramentas de avaliação, Escala, Percepção ambiental

Resumo

A influência que o ambiente construído exerce sobre o bem-estar dos seres humanos é notória, visto que, se forem mal projetados, os mesmos geram um impacto negativo na qualidade de vida de seus usuários. Dessa maneira, o entendimento acerca de como as pessoas percebem os ambientes é importante, tornando-se necessário o desenvolvimento de instrumentos capazes de avaliar a percepção e o bem-estar dentro do ambiente construído. Neste âmbito, o presente trabalho tem por objetivo aplicar a escala PANAS (Escala de Afeto Positivo e Negativo) de Watson e Tellegen (1985) para avaliar o impacto das variações das características do ambiente construído interno nos sentimentos dos indivíduos. Para tanto, realizou-se um experimento composto pela aplicação de um questionário composto por 48 sentimentos derivados da mesma escala a fim de determinar quais sentimentos são mais sensíveis à variação das características de cinco ambientes distintos. O questionário foi aplicado a 143 estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo de uma Universidade. A partir do experimento, os resultados confirmaram que ambientes que possuem diferentes características projetuais tendem a despertar diferentes percepções em seus usuários, que associam à cada ambiente particular, sentimentos relacionados ao bem-estar ou mal-estar, adequando-se ao modelo preconizado pela escala PANAS.

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Publicado

25-01-2021

Como Citar

BONINI PENTEADO, A. C.; IAROZINSKI NETO, A. AVALIAÇÃO DO BEM-ESTAR EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE AMBIENTES DISTINTOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 100–113, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n1ID22613. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/22613. Acesso em: 26 dez. 2024.