A PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA INCÊNDIO NA CONCEPÇÃO DE PROJETOS ESCOLARES

APLICAÇÃO NO PROJETO PADRÃO DA FNDE - PEED- 12 salas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n2ID23722

Palavras-chave:

arquitetura escolar, projeto padrão, normatização, proteção passiva

Resumo

A proteção passiva contra incêndio é composta por dispositivos construtivos que retardam a propagação do fogo e auxiliam na desocupação segura dos usuários, definidos ainda na etapa projetual. Assim, soluções adotadas no projeto influenciam na segurança das edificações. O presente artigo é fruto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas e tem como objetivo traçar critérios voltados à proteção passiva contra incêndio a serem observados ao se projetar um ambiente escolar e aplicá-los nos projetos escolares de baixa altura e médio porte, através da análise do projeto-padrão da FNDE, o PEED-12 Salas, de forma a salientar a participação da segurança contra incêndio na concepção de projetos escolares e inserir o tema mais ativamente no âmbito da arquitetura. Utilizou-se o método de análise dedutiva, através da definição dos elementos básicos de proteção passiva contra incêndio necessários em edificações escolares de médio porte e baixa altura, em que se enquadra o objeto analisado. Notou-se o cumprimento parcial das colocações expostas e a necessidade desse tema ser inserido de forma mais significativa entre os arquitetos para inclusão dos elementos de proteção passiva contra incêndio de maneira mais atuante no processo de projeto arquitetônico.

 

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Publicado

12-05-2021

Como Citar

MATOS DE OLIVEIRA, C.; MARIA PITTA DUARTE CAVALCANTE, M. A PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA INCÊNDIO NA CONCEPÇÃO DE PROJETOS ESCOLARES: APLICAÇÃO NO PROJETO PADRÃO DA FNDE - PEED- 12 salas. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 108–127, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n2ID23722. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23722. Acesso em: 22 dez. 2024.