Levantamento arquitetônico das edificações religiosas nas superquadras de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n3ID25150Palavras-chave:
levantamento arquitetônico, edificações religiosas, BrasíliaResumo
A pesquisa apresentada neste artigo consiste em um levantamento arquitetônico das edificações religiosas localizadas nas Superquadras do Plano Piloto de Brasília-DF. A proposta partiu do reconhecimento prévio da ausência de informações a respeito dessa tipologia nos estudos sobre a arquitetura de Brasília e, portanto, da necessidade de investigação e divulgação dessas edificações. A pesquisa se desenvolveu como uma catalogação, apoiada em uma abordagem de cunho descritivo e analítico. Objetivou-se, além do levantamento e da documentação, analisar os princípios e condicionantes que regem as formas e linguagens arquitetônicas dessas edificações. Para tanto, foram feitos levantamentos in loco, com registros fotográficos e anotações, sistematizados por meio de fichas, e consultas aos registros e aos responsáveis pela administração das instituições. Foi mapeado o total de vinte e sete edificações, com datas de construção entre 1958 (período da construção da cidade) até 2007. Os dados registrados abrangem a identificação da edificação e sua localização; o ano de construção; a religião a qual está vinculada; o uso para o qual foi projetada; os responsáveis pelo projeto; reformas significativas; e uma breve descrição formal. Acredita-se, assim, que esse trabalho poderá contribuir com a construção do conhecimento de uma parte da história da arquitetura de Brasília ainda pouco explorada.
Downloads
Referências
ARANTES, Otília Beatriz Fiori. O lugar da arquitetura depois dos modernos. 3ª edição, São Paulo, Edusp, 2000.
BRASÍLIA (Distrito Federal). Decreto n. 596, de 8 de março de 1967. Código de Edificações de Brasília.Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/0513067258d14c489003a65d03a4998f/exec_dec_596_1967.html. Acesso em: abril de 2020.
COSTA, Lúcio. Relatório do Plano Piloto de Brasília. Brasília: NOVACAP, 1957.
FERREIRA, Marcílio Mendes; GOROVITZ, Matheus. A invenção da superquadra: o conceito de unidade de vizinhança em Brasília. Brasília: Superintendência do Iphan no Distrito Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2009.
FICHER, Sylvia; PALAZZO, Pedro Paulo. Os paradigmas urbanísticos de Brasília. Salvador: Cadernos PPG-AU/UFBA, v. 4, n. 0, 2005. Disponível em: <https://rigs.ufba.br/index.php/ppgau/article/view/1693>. Acesso em: 2 maio 2021.
PAROQUIADEGUADALUPE. Padroeira. Informações e serviços da paróquia. Disponível em: https://paroquiadeguadalupe.com.br/padroeira/. Acesso em 4 abril 2020.
PURA, Templo Shin Budista Terra. Memorial descritivo do tombamento. Terra Pura. [Online] 2015. Disponível em: https://www.terrapuradf.org.br/tombamento/. Acesso em: 4 abril 2020.
TAVARES, Jeferson. Projetos para Brasília: 1927-1957. Brasília: IPHAN, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.