ARQUITETURA MODERNA E EDUCAÇÃO

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Fernando Diniz Moreira UFPE
  • Larissa Morgana Leão Silva de Souza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25466

Palavras-chave:

arquitetura escolar, arquitetura moderna, conservação

Resumo

O presente artigo busca analisar a atual sede do Instituto de Educação de Pernambuco, complexo educacional moderno localizado em Recife-PE (Brasil), e as transformações pelas quais passou desde sua inauguração. O complexo é um exemplar notório da arquitetura moderna pernambucana por combinar diversos artifícios para a adaptação de princípios universais da arquitetura moderna à realidade bioclimática regional, e promover de forma bastante completa a integração de arquitetura, urbanismo e paisagismo, dada sua relação com o contexto urbano. Projetado pelos arquitetos Marcos Domingues e Carlos Corrêa Lima em 1956, ele se enquadra no contexto do período nacional-desenvolvimentista, refletindo a visão de atribuir à arquitetura moderna o papel de ferramenta para a transformação social, em consonância com a pedagogia emergente no período e os esforços no sentido da oferta de uma educação pública de qualidade. A análise parte de uma breve contextualização do histórico da instituição, passando pela escolha do terreno da nova sede, o concurso de arquitetura e sua construção, que destaca a relação do conjunto com o Parque Treze de Maio, um dos principais espaços livres públicos da cidade. Também é disposta a análise projetual do objeto, concentrada nas escolas Sizenando Silveira, Sylvio Rabello, Cônego Rochael de Medeiros e o Jardim Ana Rosa Falcão de Carvalho, edificações que compunham originalmente o conjunto e que apresentam qualidades arquitetônicas significativas. Por fim, é exposto um panorama geral das transformações ocorridas no conjunto da época de sua construção aos dias atuais, alertando para a necessidade da preservação patrimonial

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Biografia do Autor

Larissa Morgana Leão Silva de Souza, UFPE

Arquiteta graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (2021).

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Publicado

30-01-2022

Como Citar

MOREIRA, F. D.; LEÃO SILVA DE SOUZA, L. M. ARQUITETURA MODERNA E EDUCAÇÃO: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 08–23, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25466. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25466. Acesso em: 2 nov. 2024.