ATRAVESSAMENTOS NATURAIS NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE AMBIENTAL

Autores

  • Jane Mazzarino Univates
  • Denise Scheibe Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Bruno Petter Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Debora Griebeler UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26201

Palavras-chave:

natureza; intervenções; ecosofia; subjetividade ambiental.

Resumo

Uma escola pública, uma área verde, um grupo de alunos de 11 e 12 anos e um grupo de pesquisa que tinha como objetivo experienciar possibilidades de sensibilização ambiental baseadas em um método que explora atividades ao ar livre, visando à produção de uma subjetividade ambiental. Estes elementos foram geradores de encontros semanais que duraram três meses, optando-se por avaliar um processo de educação ambiental em continuidade, a fim de se estabelecer um vínculo com o grupo e observar com profundidade processos que os pesquisadores só investigavam em encontros esporádicos. A estratégia do grupo de pesquisa foi baseada no método do Aprendizado Sequencial de Joseph Cornell e na proposta ecosófica de Felix Guattari  e suas três ecologias: subjetiva, social e ambiental. O objetivo foi investigar possibilidades de produção de subjetividade ambiental a partir da proposta ecosófica e de um método de educação ambiental ao ar livre. Como elemento conclusivo fundamental consideramos a evidência de que o contato coletivo com a natureza afeta as relações sociais, favorecendo a percepção do outro na sua singularidade. Ou seja, a natureza atua como facilitadora da abertura para o outro. A ecologia social e subjetiva ou mental, no caso em estudo, foram favorecidas pela ecologia do ambiente.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Mazzarino, Univates

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação, bolsista produtividade CNPq PQ2. Professora do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Denise Scheibe, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestranda em Ciências Médicas, Psicóloga, Univates

Bruno Petter, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduando em Psicologia, Univates

Debora Griebeler, UNIVATES

Graduanda em design, Univates

Referências

BARROS, M. E. B; SILVA, F. H. O trabalho do cartógrafo do ponto de vista da atividade. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 339-355, mai./ago 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922013000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 de julho de 2020.

CORNELL, J. Vivências com a Natureza 1. São Paulo: Editora Aquariana, 2005.

______. Vivências com a Natureza 2. São Paulo: Editora Aquariana, 2008.

DELEUZE. G; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

FUGANTI, L. Devir. In: GALLI, T. M.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina. pp. 73–77, 2012.

GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

______. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2012.

KASTRUP, V; PASSOS, E. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 263-280, mai/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922013000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 de julho de 2020.

KOTULAK, Monika et al. Games for Nature: Environmental Education Through the Eyes of Young People. Youth and Environment Europe. 2010. Disponível em: https://yeenet.eu/archives/images/stories/pdf_books/GAMES_FOR_NATURE.pdf Acesso em: 21 de julho de 2020.

MENDONÇA, R. A experiência na natureza segundo Joseph Cornel. In: SERRANO, C. A educação pelas pedras - ecoturismo e educação ambiental. São Paulo: Editora Chronos. pp. 135-154, 2000.

______. Meio ambiente & Natureza. São Paulo: Editora Senac, 2012.

Downloads

Publicado

30-01-2022

Como Citar

MAZZARINO, J.; SCHEIBE, D.; PETTER, B.; GRIEBELER, D. ATRAVESSAMENTOS NATURAIS NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE AMBIENTAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 45–55, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26201. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26201. Acesso em: 26 abr. 2024.