ENTRE
PROPOSTA DE ABRIGO TEMPORÁRIO ADAPTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID27775Palavras-chave:
abrigo temporário, transição, concurso de ideias, exercício projetualResumo
Como parte do concurso de ideias de um módulo habitacional para contextos de catástrofes, realizado no “Ateliê Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura Projetando on line 2021", o presente artigo tem como objetivo detalhar a experiência interdisciplinar que resultou no projeto intitulado “ENTRE: abrigo temporário adaptável”, elaborado pela equipe de alunos da graduação e pós-graduação da UFRN. O resumo expandido apresenta o relato da experiência de exercício projetual, onde, inicialmente, contextualiza-se o problema, em seguida, tecem-se comentários sobre o processo de projeto, culminando com a apresentação do resultado final da proposta, seguido das considerações finais, que refletem sobre a importância da temática e iniciativa do evento. O contexto do ENTRE partiu da ideia de um abrigo temporário adaptável que pode ser implantado em regiões de fronteiras para atender famílias desabrigadas durante o processo migratório provocado por crises humanitárias e catástrofes naturais. “Entre”, neste caso, tem um sentido ambíguo, primeiro no modo convidativo, bem como na atribuição de entre duas coisas, aludindo à transição, conceito pensado devido a mudança na vida das pessoas e dos espaços transformados rapidamente em situações de catástrofe. A concepção formal partiu do quadrado, e a partir dele, pensou-se no cubo modular cujas divisões internas e aberturas seguiram as linhas do jogo Tangram (quebra-cabeça geométrico chinês). Acredita-se que o projeto apresentado atendeu aos objetivos do concurso de ideias, principalmente pela coerência nas soluções adotadas e níveis de detalhamento quanto a funcionalidade, materialidade e decisões estruturais.
Downloads
Referências
CHUN, C.; KWOK, A.; TAMURA, A. Thermal comfort in transitional spaces—basic concepts: literature review and trial measurement. Building and Environment, n 39, 2004, pp. 1187-1192.
KAIRA LOORO. Architecture Competition: Emergency Operations Center for the resolution of humanitarian emergencies in Africa Finalists: 1st Prize - 2nd Prize - 3rd Prize - Honourable Mentions - Special Mentions - Finalist. 2020. Disponível em: https://www.kairalooro.com/competition_emergencyoperationcenter/winningproject_finalists.html. Acesso em janeiro/2022.
LENGEN, J.V. Manual do Arquiteto Descalço. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2021.
HARROUK, C. Campos de refugiados: de assentamentos temporários a cidades permanentes. [Refugee Camps: From Temporary Settlements to Permanent Dwellings] 07 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/940754/campos-de-refugiados-de-assentamentos-temporarios-a-cidades-permanentes . Acesso em janeiro/2022.
ROSILLO, C. Moria, o inferno na Europa. 6 Dez 2019. El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/26/album/1574779645_764828.html#foto_gal_9 . Acesso em janeiro/2022.
SCOPEL, V. Espaços de transição: o elo conector entre o edifício e a cidade. In: VIII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Anais... Barcelona: DUOT, 2016.
UNHCR - United Nations High Commissioner for Refugees. Global Trends: forced displacement in 2020. Disponível em: https://www.unhcr.org/60b638e37/unhcr-global-trends-2020. Acesso em janeiro/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.