PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO

Autores

  • Lilian Witicovski UFPR
  • Sergio Tavares UFPR
  • Maria do Carmo Freitas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n1ID28643

Palavras-chave:

ensino de arquitetura; berço ao berço; projetos sustentáveis.

Resumo

A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para desenvolver as competências nos estudantes e que vão avaliar a compreensão destes sobre projetos mais sustentáveis é inspirado na CEN EN 15804. A fase pós-operacional, relacionada ao estágio Além do Ciclo de Vida, possui uma abordagem do berço ao berço. Para isso, propõe-se um projeto arquitetônico para montagem e desmontagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia da Construção III no ano de 2019, inserindo a prática em uma disciplina teórica. Para que ocorra mudanças reais, é fundamental uma aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade no processo projetual, uma vez que se faça uma adequação dos planos de ensino, das instalações dos ateliês e salas de estudos para que haja integração entre as habilidades manuais e as novas tecnologias possam ser efetivamente implementadas. Conclui-se que, ao inserir os conceitos de ACV no ensino de Arquitetura e Urbanismo, gradualmente, os estudantes teriam condições de desenvolver projetos mais sustentáveis, melhorando assim, as condições urgentes do planeta. Ao mesmo tempo, frisando a importância das questões ambientais e das necessidades dos usuários, não enfatizando apenas as questões mercadológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AsBEA. Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Guia sustentabilidade na arquitetura: diretrizes de escopo para projetistas e contratantes / Grupo de Trabalho de Sustentabilidade. São Paulo: Prata Design, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15.575: edifícios residenciais: desempenho. Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT. NBR ISO 14040: Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. Rio de Janeiro, 2001. 10 p.

BAMB, Buildings as material banks. Testing BAMB results through prototyping and pilot projects. D-14 – 4 pilots built + feedback report. 2019. Acesso em 20 de março de 2019:

https://www.bamb2020.eu/wp-content/uploads/2019/03/20190228-BAMB-D14.pdf

BAMB, Buildings as material banks. D12 Feasibility report + feedback report.Testing BAMB results through prototyping and Pilot Projects. 2017. Acesso em 20 de março de 2019:

https://www.bamb2020.eu/wp-content/uploads/2017/09/D12-feasibility-report-and-feedback-report_web.pdf

BARBERIO COLELLA ARC. Just a Minute, 2015. Acesso em agosto de 2022: https://www.barberiocolella.it/projects.html

BENTO, Ricardo Couceiro. Análise do desempenho ambiental de estruturas de concreto armado: uso da avaliação do ciclo de vida (ACV) no processo decisório do dimensionamento. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2016.

CEBRIÁN, M.; ACCINO, J. A.; RAPOSO, M. Formative evaluation tools within European Space of Higher Education (ESHE): e-Portfolio and e- rubric. In: EUNIS conference, Grenoble, França: junho, 2007.

COSTA LIMA, H. Tectônica é uma disciplina, uma área ou uma abordagem da arquitetura? In: ENANPARQ, II, 2012. Natal. Anais... Natal: PPGAU, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012

DURMISEVIC, Elma. Circular Economy in Construction: Design Strategies for Reversible Buildings. Holanda, 2019.

European Committee for Standardization (CEN) - EN 15804. Sustainability of construction works - Environmental product declarations - Core rules for the product category of construction products, 2012.

Flock design e Okna arquitetura, 2018. Acesso em agosto de 2022: http://www.flockcircular.com.br/casa-circular-1-atelier/

GALLE, Waldo; HERTHOGS, Pieter. Veranderingsgericht bouwen: ontwikkeling van een beleids- en transitiekader (gemeenschappelijke taal). Openbare Vlaamse Afvalstoffenmaatschappij, OVAM, 2015. 20 p.

LAI, Xiaoxia; GERSHENSON, John K. Representation of similarity and dependency for assembly modularity. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 37, n. 7, p. 803-827, 2008.

MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to cradle: remaking the way we make thinks. China: Melcher Media. 2002.

MEDEIROS, Renato. Ensino de Arquitetura, o conteúdo tecnológico e a contribuição da abordagem tectônica para o ensino de projeto. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva. Anais... São Paulo, 2014.

MOREIRA, Fernando Diniz; SANTOS, Jéssica Mota. A abordagem tectônica no ensino de projeto. Revista Projetar-Projeto e Percepção do Ambiente, v. 4, n. 2, p. 20-35, 2019.

ROCHA, G.C. O caráter tectônico do moderno brasileiro: Bernardes e Campelo na Paraíba (1970-1980). Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). PPGAU, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SEHNEM, Simone; PEREIRA, Susana Carla Farias. Rumo à economia circular: sinergia existente entre as definições conceituais correlatas e apropriação para a literatura brasileira. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 1, p. 35-62, 2019.

SOUZA, Fernando Braga de; SERRA, Sheyla Mara Baptista. Fabricação, Montagem e Desmontagem de Instalações Provisórias para Canteiros de Obras. 2017.

VANDENBROUCKE, M. The use of renewable materials in reversible building design: a literature study. HISER International Conference 2017: Advances in Recycling and Management of Construction and Demolition Waste, 2017.

VAN DEN BERG, Marc; DURMISEVIC, Elma. BIM Uses for Reversible Building Design Identification, Classification & Elaboration. Vital Cities and Reversible Buildings; Sarajevo Green Design Foundation: Mostar, Bosnia and Herzegovina, 2017.

VIVAN, André Luiz; PALIARI, José Carlos. Design for Assembly aplicado ao projeto de habitações em Light Steel Frame. Ambiente Construído, v. 12, p. 101-115, 2012.

WANG, K.; REGEL S de; DEBACKER, W.; MICHIELS, J.; VANDERHEYDEN, J.. Why invest in a reversible building design? In: IOP Conference Series: Earth and Environmental Science. IOP Publishing, 2019. p. 012005.

WITICOVSKI, Lilian Cristine. TRANSDISCIPLINARIDADE DA SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: Conceitos da Análise do Ciclo de Vida para projetos mais sustentáveis. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, 2022.

Downloads

Publicado

24-01-2023

Como Citar

WITICOVSKI, L.; TAVARES, S.; FREITAS, M. do C. PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 28–39, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n1ID28643. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643. Acesso em: 18 nov. 2024.