PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n1ID28643Palavras-chave:
ensino de arquitetura; berço ao berço; projetos sustentáveis.Resumo
A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para desenvolver as competências nos estudantes e que vão avaliar a compreensão destes sobre projetos mais sustentáveis é inspirado na CEN EN 15804. A fase pós-operacional, relacionada ao estágio Além do Ciclo de Vida, possui uma abordagem do berço ao berço. Para isso, propõe-se um projeto arquitetônico para montagem e desmontagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia da Construção III no ano de 2019, inserindo a prática em uma disciplina teórica. Para que ocorra mudanças reais, é fundamental uma aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade no processo projetual, uma vez que se faça uma adequação dos planos de ensino, das instalações dos ateliês e salas de estudos para que haja integração entre as habilidades manuais e as novas tecnologias possam ser efetivamente implementadas. Conclui-se que, ao inserir os conceitos de ACV no ensino de Arquitetura e Urbanismo, gradualmente, os estudantes teriam condições de desenvolver projetos mais sustentáveis, melhorando assim, as condições urgentes do planeta. Ao mesmo tempo, frisando a importância das questões ambientais e das necessidades dos usuários, não enfatizando apenas as questões mercadológicas.
Downloads
Referências
AsBEA. Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Guia sustentabilidade na arquitetura: diretrizes de escopo para projetistas e contratantes / Grupo de Trabalho de Sustentabilidade. São Paulo: Prata Design, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15.575: edifícios residenciais: desempenho. Rio de Janeiro, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT. NBR ISO 14040: Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. Rio de Janeiro, 2001. 10 p.
BAMB, Buildings as material banks. Testing BAMB results through prototyping and pilot projects. D-14 – 4 pilots built + feedback report. 2019. Acesso em 20 de março de 2019:
https://www.bamb2020.eu/wp-content/uploads/2019/03/20190228-BAMB-D14.pdf
BAMB, Buildings as material banks. D12 Feasibility report + feedback report.Testing BAMB results through prototyping and Pilot Projects. 2017. Acesso em 20 de março de 2019:
BARBERIO COLELLA ARC. Just a Minute, 2015. Acesso em agosto de 2022: https://www.barberiocolella.it/projects.html
BENTO, Ricardo Couceiro. Análise do desempenho ambiental de estruturas de concreto armado: uso da avaliação do ciclo de vida (ACV) no processo decisório do dimensionamento. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2016.
CEBRIÁN, M.; ACCINO, J. A.; RAPOSO, M. Formative evaluation tools within European Space of Higher Education (ESHE): e-Portfolio and e- rubric. In: EUNIS conference, Grenoble, França: junho, 2007.
COSTA LIMA, H. Tectônica é uma disciplina, uma área ou uma abordagem da arquitetura? In: ENANPARQ, II, 2012. Natal. Anais... Natal: PPGAU, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012
DURMISEVIC, Elma. Circular Economy in Construction: Design Strategies for Reversible Buildings. Holanda, 2019.
European Committee for Standardization (CEN) - EN 15804. Sustainability of construction works - Environmental product declarations - Core rules for the product category of construction products, 2012.
Flock design e Okna arquitetura, 2018. Acesso em agosto de 2022: http://www.flockcircular.com.br/casa-circular-1-atelier/
GALLE, Waldo; HERTHOGS, Pieter. Veranderingsgericht bouwen: ontwikkeling van een beleids- en transitiekader (gemeenschappelijke taal). Openbare Vlaamse Afvalstoffenmaatschappij, OVAM, 2015. 20 p.
LAI, Xiaoxia; GERSHENSON, John K. Representation of similarity and dependency for assembly modularity. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 37, n. 7, p. 803-827, 2008.
MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to cradle: remaking the way we make thinks. China: Melcher Media. 2002.
MEDEIROS, Renato. Ensino de Arquitetura, o conteúdo tecnológico e a contribuição da abordagem tectônica para o ensino de projeto. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva. Anais... São Paulo, 2014.
MOREIRA, Fernando Diniz; SANTOS, Jéssica Mota. A abordagem tectônica no ensino de projeto. Revista Projetar-Projeto e Percepção do Ambiente, v. 4, n. 2, p. 20-35, 2019.
ROCHA, G.C. O caráter tectônico do moderno brasileiro: Bernardes e Campelo na Paraíba (1970-1980). Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). PPGAU, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
SEHNEM, Simone; PEREIRA, Susana Carla Farias. Rumo à economia circular: sinergia existente entre as definições conceituais correlatas e apropriação para a literatura brasileira. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 1, p. 35-62, 2019.
SOUZA, Fernando Braga de; SERRA, Sheyla Mara Baptista. Fabricação, Montagem e Desmontagem de Instalações Provisórias para Canteiros de Obras. 2017.
VANDENBROUCKE, M. The use of renewable materials in reversible building design: a literature study. HISER International Conference 2017: Advances in Recycling and Management of Construction and Demolition Waste, 2017.
VAN DEN BERG, Marc; DURMISEVIC, Elma. BIM Uses for Reversible Building Design Identification, Classification & Elaboration. Vital Cities and Reversible Buildings; Sarajevo Green Design Foundation: Mostar, Bosnia and Herzegovina, 2017.
VIVAN, André Luiz; PALIARI, José Carlos. Design for Assembly aplicado ao projeto de habitações em Light Steel Frame. Ambiente Construído, v. 12, p. 101-115, 2012.
WANG, K.; REGEL S de; DEBACKER, W.; MICHIELS, J.; VANDERHEYDEN, J.. Why invest in a reversible building design? In: IOP Conference Series: Earth and Environmental Science. IOP Publishing, 2019. p. 012005.
WITICOVSKI, Lilian Cristine. TRANSDISCIPLINARIDADE DA SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: Conceitos da Análise do Ciclo de Vida para projetos mais sustentáveis. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lilian Witicovski, Sergio Tavares, Maria do Carmo Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.