PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO

Authors

  • Lilian Witicovski UFPR
  • Sergio Tavares UFPR
  • Maria do Carmo Freitas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n1ID28643

Keywords:

ensino de arquitetura; berço ao berço; projetos sustentáveis.

Abstract

A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para desenvolver as competências nos estudantes e que vão avaliar a compreensão destes sobre projetos mais sustentáveis é inspirado na CEN EN 15804. A fase pós-operacional, relacionada ao estágio Além do Ciclo de Vida, possui uma abordagem do berço ao berço. Para isso, propõe-se um projeto arquitetônico para montagem e desmontagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia da Construção III no ano de 2019, inserindo a prática em uma disciplina teórica. Para que ocorra mudanças reais, é fundamental uma aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade no processo projetual, uma vez que se faça uma adequação dos planos de ensino, das instalações dos ateliês e salas de estudos para que haja integração entre as habilidades manuais e as novas tecnologias possam ser efetivamente implementadas. Conclui-se que, ao inserir os conceitos de ACV no ensino de Arquitetura e Urbanismo, gradualmente, os estudantes teriam condições de desenvolver projetos mais sustentáveis, melhorando assim, as condições urgentes do planeta. Ao mesmo tempo, frisando a importância das questões ambientais e das necessidades dos usuários, não enfatizando apenas as questões mercadológicas.

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Published

24-01-2023

How to Cite

WITICOVSKI, L.; TAVARES, S.; FREITAS, M. do C. PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 28–39, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n1ID28643. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643. Acesso em: 19 dec. 2024.