O EDIFÍCIO PASSAGEM COMO TEMA DE ENSINO NA UFPE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n2ID29801Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Edifício Passagem, Uso Misto, Arquitetura UrbanaResumo
A disciplina Oficina de Projeto 1 se apoia num método de análise histórica focado nas passagens cobertas parisienses do XIX para, a partir destas, pensar edifícios-passagens para a atual cidade do Recife. O edifício-passagem é descrito como um modelo físico de arquitetura cuja essência repousa numa determinada concepção de cidade.O retorno às passagens do século XIX é um artifício metodológico que visa iluminar a postura do arquiteto e do professor ao analisar a matéria histórica (a cidade): trata-se, como diz Walter Benjamin (1985), de olhar o passado na perspectiva dos vencidos, e, assim, ressuscitar tipos históricos esquecidos. A prática pedagógica adotada neste ateliê de projeto procurou desconstruir o edifício-passagem em seus elementos principais - o portal, a galeria e os espaços subordinados - para, a partir desta análise, abrir a possibilidade de uma releitura contemporânea. A análise reflete sobre o porquê de este tipo de edifício ganhar sentido na atual problemática urbana recifense - fundada num modelo arquitetônico opaco, apático e privatista - e, neste caminho, o porquê de textos clássicos dos anos 1960 e 1970 (Jacobs, Rossi, Norberg-Schulz e, um pouco antes, o próprio Benjamin) só agora encontrarem solo fértil nos ateliês de projeto da UFPE.
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Referências
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