ARQUITETURA AURAL

do espaço visual ao espaço auditivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31295

Palavras-chave:

audição, Espaço, som

Resumo

Este artigo trata principalmente da arquitetura aural e suas implicações para o campo da arquitetura. Ao que se sabe, o som não é um componente primordial de estudo da arquitetura, a não ser quando se trata do projeto de conforto acústico ou de espaços próprios para o uso dos sons. A percepção sonora e a escuta talvez tenham sido ainda menos estudadas neste campo. Contudo, não se fruí os espaços somente por meio da visão, mas também pela audição, o nosso recorte de discussão. Assim, duas perguntas se fazem: O som também pode qualificar o espaço? E, pode a percepção sonora ser importante para a arquitetura? Argumenta-se que os espaços arquitetônicos podem ser qualificados para oferecer uma consciência espacial auditiva por seus projetistas e usuários, indo além do conforto acústico. Para isso, objetiva-se definir e analisar as características da arquitetura aural, discutir a centralidade da visão e da visualidade na cultura atual e a importância da percepção, da experiência e do som para a arquitetura. Trata-se de um texto de revisão da bibliografia especializada, e que considera o som como objeto de estudo, convocando diversas outras disciplinas e autores para o debate. 

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Biografia do Autor

Cleber Gazana, Universidade São Judas Tadeu / Centro Universitário FAAP

Doutorando em Arquitetura, Mestre em Artes Visuais, pós-graduado em Criação Visual e Multimídia; em Comunicação e Mídia e graduado em Design. Trabalha há 22 anos como designer. É professor nos cursos superiores de Design, Artes Visuais, Arquitetura, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Jornalismo e Cinema, no tecnólogo em Design Gráfico e na pós-graduação em Animação, nas instituições FAAP, USJT e BA. É artista visual e sonoro, no segmento das artes digitais, com obras exibidas em mais de 12 países (Ars Electronica-Áustria, Artech-Portugal e China, FILE-Brasil). Pesquisador em arte e tecnologia pelo Grupo c/A/t (UNESP/CNPQ) com diversos artigos publicados, além de dois livros de sua autoria. Organizador e curador da Glitch.art.br - Glitch Art International Online Exhibition. Como "construtor sonoro" possui 14 álbuns lançados e já foi selecionado em coletâneas musicais lançadas em gravadoras e organizadores na Noruega, Itália, França, Brasil e Alemanha.

Fernando Guillermo Vázquez Ramos, Universidade São Judas Tadeu

Prof. Dr, docente Permanente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade. Bolsista do Instituto Ânima. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: “Arquitetura e cidade: representações”. Foi coordenador do Núcleo Docomomo São Paulo (2018–2020). Foi coeditor da revista eletrônica arq.urb (2010–2019).

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Publicado

24-05-2023

Como Citar

GAZANA, C.; VÁZQUEZ RAMOS, F. G. . ARQUITETURA AURAL: do espaço visual ao espaço auditivo. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 84–94, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31295. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31295. Acesso em: 26 dez. 2024.