CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO

UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL

Autores

  • Ítalo José de Medeiros Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-0710-6142
  • Moally Janne de Brito Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-5423-9207
  • Maria Lindelene da Silva Bessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Sthéfani Santos de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Edna Maria de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID31494

Palavras-chave:

marketing sensorial, ambiente de loja de vestuário, NeuroDesign, Moda, Experiência do consumidor

Resumo

A área da experiência do consumidor cresce constantemente pois trata-se de uma das mais eficazes estratégias da atualidade para aumentar o engajamento e melhorar a lucratividade das marcas. Nesse contexto, na perspectiva da produção de vestuário, a experiência do consumidor não se limita a interação usuário-produto, mas se estende até o ambiente de comercialização, ou seja, as lojas de varejo. Isso requer um planejamento estético que atenda às expectativas dos consumidores, garantindo experiência positiva e promovendo conforto psicológico aos indivíduos, incentivando-os a comprar e retornar. Observando a necessidade de desenvolver estratégias de marketing sensorial, este artigo faz parte de uma pesquisa de iniciação científica, conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que visa investigar os afetos (positivos ou negativos) associados pelos potenciais consumidores de moda às lojas de vestuário de Caicó (Rio Grande do Norte). Metodologicamente, trata-se de pesquisa aplicada, de objetivos exploratório-descritivos e abordagem quantitativa. Para avaliar as relações afetivas dos potenciais consumidores aplicou-se a versão reduzida da escala “Positive and Negative Affect Schedule” (PANAS), empregando escala Likert de 5 pontos como técnica de classificação. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Em relação ao estímulo visual, adotaram-se fotografias em 360º dos ambientes das lojas locais, com a imersão ocorrendo com o uso de óculos de realidade virtual, visando obter uma experiência mais assertiva. Os resultados obtidos demonstraram que os ambientes investigados evocam sentimentos predominantemente positivos, porém com algumas moderações, indicando problemas de organização dos produtos, tamanho dos espaços e iluminação.

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Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Otago (Nova Zelândia) e em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Brasil); Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande; Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas; e, graduado em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente, é também Bacharelando em Sistemas da Informação pela UNP. Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle de qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó entre os anos de 2022 e 2023. Teve sua dissertação selecionada para exibição no 35º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, na categoria trabalhos escritos não publicados. Pesquisador multidisciplinar com interesses acadêmicos e profissionais em diferentes áreas, com ênfase em Design, Moda e Estatística.

Moally Janne de Brito Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN campus Caicó), dos cursos Superior de Tecnologia em Design de Moda e Técnico de Nível Médio em Vestuário (Integrado e Subsequente). Mestre em Design pela UFRN, Especialista em Design de Moda pelo SENAI/CETIQT e Graduada em Engenharia Têxtil pela UFRN. Membro do Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda.

Maria Lindelene da Silva Bessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Membro do Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda.

Sthéfani Santos de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Membro do Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda.

Edna Maria de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Membro do Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda.

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Publicado

24-01-2024

Como Citar

DANTAS, Ítalo J. de M. .; SOARES, M. J. de B.; BESSA, M. L. da S.; SOUZA, S. S. de; MELO, E. M. de. CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 156–174, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID31494. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31494. Acesso em: 28 abr. 2024.