O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID32735

Palavras-chave:

Ensino de projeto em ambiente virtual, Integração de saberes, Desenho de ambientes de ensino e aprendizagem

Resumo

O artigo discute a convergência de conteúdos no ensino de projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estratégias e instrumentos de integração não hierarquizada dos saberes e no desenho de ambiente de ensino e aprendizagem orientado para a interação não programada em contexto remoto. O texto está organizado em três partes. Primeiro, discute-se do lugar do projeto no ensino de arquitetura e urbanismo. Na segunda parte, apresentam-se e avaliam-se as estratégias e instrumentos desenvolvidos para integração não hierarquizada entre os saberes. Por último, examina-se o desenho do ambiente de ensino-aprendizagem orientado para a interação não programada. Trata-se de uma análise da Oficina Virtual Integrada, experimento realizado no contexto do Ensino Remoto Emergencial para enfrentamento das restrições impostas pelo isolamento social como medida de contenção da pandemia de COVID-19, ministrada em três edições na Escola de Arquitetura da UFMG entre 2020 e 2021. O experimento promoveu a concepção e a avaliação de estratégias para articulação entre os saberes e de ambiente de ensino-aprendizagem voltado à valorização do projeto como processo de invenção e ao trabalho colaborativo e compartilhado de orientações. Sua realização reitera a identificação da contradição entre a lógica administrativa e as demandas da formação integral e aponta para o necessário aprofundamento das questões levantadas e para a atenção à especificidade dos arranjos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, L. M. E. et al. Conceito, instrumento, integração: postulados pedagógicos do CAU/UFPE. XXXIII ENSEA Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, p. 210-223, 2014.

BONNER, Jennifer. Death of The Star Architect. In: KARA, Hanif; GEORGOULIAS, Andreas; SILVETTI, Jorge. HARVARD UNIVERSITY. Interdisciplinary design: new lessons from architecture and engineering. New York: Harvard University Graduate School of Design: Actar: ActarD, 2012. ISBN 9788415391081.

BOURDIEU, Pierre. A Escola Conservadora. In: Educação em Revista, 1989, n.10, pp.5-15.

BUSQUETS, Joan; CORREA, Felipe (org.). Cities X Lines: New Lens for the Urbanistic Project. Cambrigde: Harvard University, 2006.

CAVALCANTE, E. S. Repercussão da integração de conteúdos das disciplinas nos Trabalhos Finais de Graduação do CAU-UFRN (2003 a 2010). 2015. (Doutora). PPGAU - UFRN, UFRN, Natal.

CARRAGONE, Alexander. The Texas Rangers: notes from an architectural underground. London, The MIT Press, 1995.

DOBRY-PRONSATO, S. A. O taller total: uma experiência de ensino e arquitetura e urbanismo. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, [S. l.], v. 19, n. 31, p. 178-199, 2012. DOI: 10.11606/issn.2317-2762.v19i31p178-199. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/48198. Acesso em: 28 jun. 2021.

ENGUITA, Mariano F. A Face Oculta da Escola: Educação e Trabalho no Capitalismo. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989, p.191-196.

FONTES, A. Sansão; REGO, A. Queiroz; FEFERMAN, Carlos. Reflexões sobre ensino integrado do projeto de arquitetura. Rio de Janeiro: Rio Books, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HABRAKEN, N. J. et all. El Diseño de Soportes. Barcelona, editorial Gustavo Gili, 2000 (1974).

HAUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

HAUTECOEUR, Louis. Histoire de l’Architecture Classique en France. Paris, Picard, 1948.

INEP; CONFEA. Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia. Volume X: Arquitetura e Urbanismo. INEP, Brasília, 2010.

LIMA, V. M. F. D.; VIEIRA-DE-ARAÚJO, N. M.; NOBRE, P. J. L. Saindo das caixinhas: por um processo ensino-aprendizagem mais próximo da realidade. In: Anais do XXXIV ENSEA/ XVIII CONABEA. Natal: ABEA 2015.

MANO, Rafael Simões. Ensino de Projeto e Projeto de ensino: contribuições à integração na educação em Arquitetura. Rio de Janeiro. FAU UFRJ, 2012 (tese de doutorado).

MEC/SESu/CEAU. Perfis da Área & Padrões de Qualidade. Expansão, Reconhecimento e Verificação periódica dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. MEC/SESu, Brasília, 1997.

MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior – Cadastro E-Mec. Brasília. MEC, 2023. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ Acessado em 12/08/2023.

MOASSAB, Andréia; NAME, Leo (Orgs.) Por um Ensino Insurgente em Arquitetura e Urbanismo. Foz do Iguaçu, Ed. UNILA, 2020.

MONTES, Fernando. Depoimento. [20 de dezembro de 2011]. Santiago do Chile: Arquivo digital da gravação (1hora e 28min.). Entrevista concedida a Gisela Barcellos de Souza.

RYKWERT, Joseph. The First Moderns. Cambridge/London: The MIT Press, 1983.

SANTOS, Roberto E. Atrás das Grades Curriculares: da fragmentação do currículo de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. Belo Horizonte: NPGAU-EAUFMG, 2002 (dissertação de mestrado).

STEVENS, Garry. The Historical Demography of Architects. Journal of the Society of Architectural Historians, 1996, v. 55, no 4, pp. 435-453.

TEIXEIRA, Kátia Azevedo. Ensino de Projeto: integração de conteúdo. São Paulo. FAUUSP, 2005 (tese de doutorado).

VIEIRA DE ARAÚJO, N. M.; OLIVEIRA, G. P.; CAVALCANTE, E. O “Projeto Integrado” no CAU-UFRN: o amadurecimento de uma prática pioneira de integração curricular. In: Anais do XXXIV ENSEA/ XVIII CONABEA: Qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo: inovação, competências e o papel do professor. Natal: ABEA, 2015. p. 490-501.

VELOSO, Maísa; ELALI, Gleice. Projeto como construção coletiva: da participação à colaboração – os desafios do ensino. In: Anais do III ENANPARQ - Arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva. São Paulo/ Campinas: Universidade Presbiteriana Mackenzie / Puc Campinas, 2014.

VIGANÒ, Paola. Les Territoires de l'Urbanisme. Paris: Metis Presses, 2014.

VIOLEAU, Jean-Louis. Les architectes et Mai 68. Paris: Éditions Recherche, 2005.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

BARCELLOS DE SOUZA, G.; MAGIAG LOURA, R.; DOS SANTOS , R. E. . O Projeto como Instrumento de Ensino-Aprendizagem para Integração de Saberes. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 30–44, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID32735. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32735. Acesso em: 2 nov. 2024.