CURVAS DE NÍVEL E POLEGARES

Utilizando smartphones para ensinar topografia

Autores

  • Paulo Adeildo Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Nícolas Veregue Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID34138

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio, Visualização tridimensional, Ensino, Metodologias

Resumo

Neste artigo, discute-se a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS) a favor do ensino de Altimetria na disciplina de Topografia para o primeiro ano de um determinado curso superior. O texto aborda o desenvolvimento da metodologia que foi utilizada nas aulas, que versam entre planejamento da base teórica e aplicação do conteúdo ministrado, destacando a relevância e pertinência do uso dos smartphones e do aplicativo LandscapAR® nessas aulas. A fim de verificar a relevância e importância dessas tecnologias, em especial daquele aplicativo, entre os anos de 2015 e 2019, foram aplicados 355 questionários com os estudantes do referido curso. Em suma, várias reflexões são feitas no decorrer do trabalho, de modo a salientar a importância da utilização da tecnologia de maneira adequada e contextualizada. Ao final, conclui-se que a utilização das TIMS e do LandscapAr®, alinhadas aos conteúdos e técnicas aplicadas durantes aulas e atividades pedagógicas no ensino superior são importantes para as atividades profissionais e a vida cotidiana dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nícolas Veregue Ruiz

Geógrafo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Mestre pela UNESP

Referências

BARBOZA, João Paulo M.; RONDINI, Carine A. Tecnologia de ensino de Geografia: uma reflexão acerca do uso do aplicativo “LandscapAr” no ensino-aprendizagem de curvas de nível. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 79, p. 39-55, fev. 2020. DOI: http://doi.org/10.14393/RCG227953422.

CAETANO, Luís M. D. Tecnologia e educação: quais os desafios? Educação, Santa Maria, v. 40, n. 2, p.295-310, maio/ago. 2015.

CARVALHO, Jhonatas M. J.; LIAO, Tarliz. Realidade aumentada e interdisciplinaridade: o uso do aplicativo LandscapAr no ensino de Matemática e no de Geografia. EAD em Foco, v. 10, n. 2, p. 1-13, e: 1049.2020, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1049.

CORTEZ, Júlia; PASSOLD, Fernando. Befaster: A Aplicação Lúdica da Engenharia Para a Construção do Conhecimento. Revista de Ensino de Engenharia, Passo Fundo, v. 38, n. 1, p. 107-114, 2019 – ISSN 2236-0158 – DOI: 10.5935/2236-0158.20190011.

FEDOCE, Rosângela S.; SQUIRRA, Sebastião C. A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação. Logos: Comunicação e Universidade, Rio de Janeiro, v.18, n.2, jul./dez. 2011.

GUIMARÃES, Gilselene Garcia. Novas Tendências de Aprendizagem em Engenharia: o aluno como protagonista na produção do conteúdo curricular na disciplina de cálculo diferencial e integral. Revista de Ensino de Engenharia, Passo Fundo: v. 38, n. 1, p. 81-91, 2019 – ISSN 2236-0158 – DOI: 10.5935/2236-0158.20190008.

KIRNER, C.; KIRNER, T. G. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY AND AUGMENTED REALITY, 13., 2011, Uberlândia. Anais [...] Uberlândia: SBC, 2011. p. 10-25. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2011_svrps.pdf Acesso em: 11 maio de 2021.

MAKSYMIUK, Gabriela; KIMIC, Kinga. Mobile applications and new ICT Tools in landscape Architecture teaching practice. In: BAUER, P. et al. (Eds.) BRIDIGING THE GAP. ECLAS CONFERENCE, 2016, Rapperswill. Conference Proceedings […] Rapperswil: HSR, 2016. p. 543-545. Disponível em: https://www.ilf.hsr.ch/fileadmin/user_upload/ilf.hsr.ch/4_Projekte/ECLAS/161025_Eclas%20Proceedings%202016.pdf#page=89. Acesso em: 11 maio 2021.

MOREIRA, Antonio F. B.; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p.1037-1057, out. 2007.

OLIVEIRA, Luiza C.; BOTTENTUIT JR., João B. Tecnologia e metodologia: como interligá-las? Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, Inhumas, v.9, n.1, p.95-106, 2016.

PEREIRA, Paulo C.; PEREIRA, Rafael S.; ALVES, Jesimar C. Ambientes virtuais e mídias de comunicação, abordando a explosão das mídias na sociedade da informação e seu impacto na aprendizagem – o uso do Whatsapp como plataforma de m-learning. Mosaico, Vassouras, v.6, n.1, p.29-41, jan./jun. 2015.

PONCE, Francisco de Assis Martins. DANTAS, Maria Jorgiana Ferreira. Uso de Software Como Ferramenta de Ensino Aprendizagem na Disciplina Projeto de Saneamento Ambiental. Revista de Ensino de Engenharia, Passo Fundo: v. 38, n. 1, p. 3-11, 2019 – ISSN 2236-0158 – DOI: 10.5935/2236-0158.20190001.

QUINQUIOLO, Natália C. R.; SANTOS, Carlos A. M.; SOUZA, Mariana A. Uso de Software de Realidade Aumentada como Ferramenta Pedagógica: apresentação do aplicativo virtual TEE. Revista de Ensino de Biologia da SEBEnBio, São Paulo, ISSN: 1982-1867 - vol. 13, n. 2, p. 328-345, 2020. DOI:https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.309.

RIBEIRO, Diego Alves; SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de. Uso de tecnologias em maquetes interativas como recurso inclusivo. Signos Geográficos, Goiânia, v.2, 2020. p.01-23.

ROSA, Roberto. Geomática no Brasil: histórico e perspectivas futuras. GeoFocus, Barcelona, n.9, p.29-40, 2009.

SACCOL, Amarolinda Z.; REINHARD, Nicolau. Tecnologias da informação móveis, sem fio e ubíquas: definições, estado-da-arte e oportunidades de pesquisa. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v.11, n.4, p.175-198, out./dez. 2007.

SERRES, Michel. Polegarzinha. (Trad. Jorge Bastos.) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SILVA, Irineu; SEGANTINE, Paulo C. L. Topografia para Engenharia: teoria e prática da Geomática. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2015.

Downloads

Publicado

26-09-2024

Como Citar

LOPES, P. A.; VEREGUE RUIZ, N. CURVAS DE NÍVEL E POLEGARES: Utilizando smartphones para ensinar topografia. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 25–34, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID34138. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34138. Acesso em: 21 nov. 2024.