CURVAS DE NÍVEL E POLEGARES

Utilizando smartphones para ensinar topografia

Autores

  • Paulo Adeildo Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Nícolas Veregue Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID34138

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio, Visualização tridimensional, Ensino, Metodologias

Resumo

Neste artigo, discute-se a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS) a favor do ensino de Altimetria na disciplina de Topografia para o primeiro ano de um determinado curso superior. O texto aborda o desenvolvimento da metodologia que foi utilizada nas aulas, que versam entre planejamento da base teórica e aplicação do conteúdo ministrado, destacando a relevância e pertinência do uso dos smartphones e do aplicativo LandscapAR® nessas aulas. A fim de verificar a relevância e importância dessas tecnologias, em especial daquele aplicativo, entre os anos de 2015 e 2019, foram aplicados 355 questionários com os estudantes do referido curso. Em suma, várias reflexões são feitas no decorrer do trabalho, de modo a salientar a importância da utilização da tecnologia de maneira adequada e contextualizada. Ao final, conclui-se que a utilização das TIMS e do LandscapAr®, alinhadas aos conteúdos e técnicas aplicadas durantes aulas e atividades pedagógicas no ensino superior são importantes para as atividades profissionais e a vida cotidiana dos estudantes.

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Biografia do Autor

Nícolas Veregue Ruiz

Geógrafo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Mestre pela UNESP

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

LOPES, P. A.; VEREGUE RUIZ, N. CURVAS DE NÍVEL E POLEGARES: Utilizando smartphones para ensinar topografia. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 25–34, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID34138. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34138. Acesso em: 2 nov. 2024.