COM CERTO AR - Intervenções na Preexistência
Projetando espaços para a economia criativa
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34672Palavras-chave:
Reabilitação Urbana, centro histórico de João Pessoa, concurso de ideiasResumo
O projeto "Com Certo Ar" resulta da participação no concurso de reabilitação de edificações em João Pessoa, Paraíba, Brasil, promovido pelo IVADS 2023 em colaboração com instituições como UFRN, UFPE, UFPB e Universidade de Lisboa. O desafio lançado visava reabilitar edifícios actualmente abandonados em centros de atividades relacionadas com a economia criativa. Este projeto procurou criar um ambiente estimulante, promover a rotatividade de usuários e incluir a população local, evitando, desta forma, a gentrificação.
O destaque da proposta relaciona-se com a integração da praça adjacente como elemento central, indo além do que era solicitado. Estabeleceram-se conexões entre as ruas, a praça e a estação de caminhos-de-ferro, inspirados na abordagem de Álvaro Siza para o Chiado, em Lisboa. Isso não só possibilitou a criação espaços para a economia criativa, como também poderia contribuir eficazmente para a promoção da segurança urbana através da ocupação efetiva do espaço público.
Ao cumprir o programa exigido a equipe foi galardoada com uma Menção Honrosa, o que permite verificar que o projeto proposto demonstrou uma resposta informada às necessidades, destacando-se pela sua multifuncionalidade, e, atraindo a comunidade para o centro histórico. Essa abordagem não apenas reabilita fisicamente os espaços edificados, mas também revitaliza o tecido social e econômico da área, contribuindo para um ambiente urbano mais dinâmico e seguro.
Downloads
Referências
CARAPINHA, A., e TREIB, M. Fundação Calouste Gulbenkian - O Jardim, 1.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
GONÇALVES, H. T. O Porto e a Casa: dinâmicas de transformação no uso dos espaços do centro histórico de João Pessoa (PB). Dissertação (Mestrado) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, Rio de Janeiro, 2014.
GRACIA, F. de. Construir en lo construído: La arquitectura como modificación. 3 ed. Madrid: Nerea, 2001.
HERTZ, J.B. Ecotécnicas em Arquitetura: Como projetar nos trópicos úmidos do Brasil. São Paulo: Ed. Pioneira, 1998.
PEREZ, L. P.; ROMÃO, A. H. O.; SILVEIRA, J. A. R.. Desterritorialização da Comunidade do Porto do Capim em João Pessoa: Revitalização do centro histórico desconsidera moradores pobres (2019). Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/19.227/7392 , acessado em setembro de 2023.
TRIGUEIROS, L. Álvaro Siza, 1986-1995, 1.ª edição, Lisboa, Editorial Blau, 1995.
VELOSO, M. Estratégias projetuais e atitudes frente ao contexto de valor patrimonial. 2023. 23f. Notas de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lizia Villarim, João Gago, Pryscila Guimarães, Mariá de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.