Rede Amoré

proposta de intervenção em casario no bairro do Varadouro, em João Pessoa / PB

Autores

  • Ian da Costa Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana Beatriz de Oliveira Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Trajano dos Santos Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Magnus Cunha Pellense UFRN
  • Alicia Kristhine B. de Almeida Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34786

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Atelier Virtual de Projeto, Projeto arquitetônico, patrimônio cultural, João Pessoa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados alcançados pelo grupo denominado "Amoré", no Concurso de Intervenções na Preexistência - Concepção de Espaços para a Economia Criativa no Centro Histórico de João Pessoa, parte do II Ateliê Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura. A cerne do projeto reside na promoção da continuidade histórica das edificações, combinada com usos voltados em impulsionar a economia criativa da região, ao mesmo tempo que oferece às comunidades próximas espaços de lazer e aprendizado. A equipe adotou uma abordagem de trabalho colaborativo e síncrono por meio de ferramentas virtuais, como Google Meet e Miro. O primeiro passo da equipe envolveu a identificação e a avaliação dos desafios presentes no entorno da área de intervenção e nos objetivos do projeto, cuja análise criteriosa levou a definição de usos compatíveis com o contexto da intervenção. O projeto busca criar uma rede de serviços multidisciplinares que não promovam apenas o empreendedorismo local, mas também atuem como agentes de apoio às comunidades, conectando aspectos essenciais como economia, tecnologia, patrimônio, identidade e criatividade. A oferta de espaços para educação, lazer e capacitação profissional procura estimular o desenvolvimento de ideias inovadoras e facilitar a integração da comunidade local. A intervenção proposta reflete uma postura diante do patrimônio que não se restringe a um resgate histórico passivo, mas busca reabilitar espaços históricos como centros de criatividade, aprendizado e empreendedorismo atentos às demandas socioeconômicas locais, criando oportunidades para a economia criativa florescer, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico de João Pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Cidadania. (2009). Orientações Técnicas do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf. Acesso em: 29 de out de 2023.

BONDUKI, Nabil. Intervenções urbanas na recuperação de centros históricos. Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2010. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ColArq3_Intervencoes_Urbanas_na_Recuperacao_de_Centros_Historicos_m.pdf Acesso em 31 de out de 2023.

CANDAU, Joël. Mémoire et identité. Paris: PUF, 1998

ICOMOS. Carta de Veneza: Carta Internacional sobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios. 2. ed. Paris: ICOMOS, 1964.

PREFEITURA DO RECIFE. Recife abre primeiro shopping sociocultural do Brasil. Publicado em 16 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.jornalnacional.com.br/noticia/evolucao-das-energias-renovaveis. Acesso em: 1 de outubro de 2023.

ROSSI, Pedro. Pare, olhe e escute. O Porto do Capim resiste! Brasil de fato, 31 ago. 2019. Disponível em: https://www.brasildefatopb.com.br/2019/08/31/artigo-or-pare-olhe-e-escute-o-porto-do-capim-resiste Acesso em: 1 de outubro de 2023.

SILVA, Clemer Ronald da. Requalificação de patrimônio Industrial no Centro Histórico de João Pessoa: Antiga Fábrica Sanhauá 2022. 243 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

DA COSTA CAVALCANTE, I.; BEATRIZ DE OLIVEIRA FERREIRA, L.; DOS SANTOS NETO, P. T.; CUNHA PELLENSE, M.; B. DE ALMEIDA SILVA, A. K. Rede Amoré: proposta de intervenção em casario no bairro do Varadouro, em João Pessoa / PB. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 269–279, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34786. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34786. Acesso em: 28 abr. 2024.