Rede Amoré
proposta de intervenção em casario no bairro do Varadouro, em João Pessoa / PB
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34786Keywords:
Arquitetura e Urbanismo, Atelier Virtual de Projeto, Projeto arquitetônico, patrimônio cultural, João PessoaAbstract
Este artigo apresenta os resultados alcançados pelo grupo denominado "Amoré", no Concurso de Intervenções na Preexistência - Concepção de Espaços para a Economia Criativa no Centro Histórico de João Pessoa, parte do II Ateliê Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura. A cerne do projeto reside na promoção da continuidade histórica das edificações, combinada com usos voltados em impulsionar a economia criativa da região, ao mesmo tempo que oferece às comunidades próximas espaços de lazer e aprendizado. A equipe adotou uma abordagem de trabalho colaborativo e síncrono por meio de ferramentas virtuais, como Google Meet e Miro. O primeiro passo da equipe envolveu a identificação e a avaliação dos desafios presentes no entorno da área de intervenção e nos objetivos do projeto, cuja análise criteriosa levou a definição de usos compatíveis com o contexto da intervenção. O projeto busca criar uma rede de serviços multidisciplinares que não promovam apenas o empreendedorismo local, mas também atuem como agentes de apoio às comunidades, conectando aspectos essenciais como economia, tecnologia, patrimônio, identidade e criatividade. A oferta de espaços para educação, lazer e capacitação profissional procura estimular o desenvolvimento de ideias inovadoras e facilitar a integração da comunidade local. A intervenção proposta reflete uma postura diante do patrimônio que não se restringe a um resgate histórico passivo, mas busca reabilitar espaços históricos como centros de criatividade, aprendizado e empreendedorismo atentos às demandas socioeconômicas locais, criando oportunidades para a economia criativa florescer, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico de João Pessoa.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Cidadania. (2009). Orientações Técnicas do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf. Acesso em: 29 de out de 2023.
BONDUKI, Nabil. Intervenções urbanas na recuperação de centros históricos. Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2010. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/ColArq3_Intervencoes_Urbanas_na_Recuperacao_de_Centros_Historicos_m.pdf Acesso em 31 de out de 2023.
CANDAU, Joël. Mémoire et identité. Paris: PUF, 1998
ICOMOS. Carta de Veneza: Carta Internacional sobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios. 2. ed. Paris: ICOMOS, 1964.
PREFEITURA DO RECIFE. Recife abre primeiro shopping sociocultural do Brasil. Publicado em 16 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.jornalnacional.com.br/noticia/evolucao-das-energias-renovaveis. Acesso em: 1 de outubro de 2023.
ROSSI, Pedro. Pare, olhe e escute. O Porto do Capim resiste! Brasil de fato, 31 ago. 2019. Disponível em: https://www.brasildefatopb.com.br/2019/08/31/artigo-or-pare-olhe-e-escute-o-porto-do-capim-resiste Acesso em: 1 de outubro de 2023.
SILVA, Clemer Ronald da. Requalificação de patrimônio Industrial no Centro Histórico de João Pessoa: Antiga Fábrica Sanhauá 2022. 243 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Magnus Cunha Pellense, Ian da Costa Cavalcante, Luciana Beatriz de Oliveira Ferreira, Paulo Trajano dos Santos Neto, Alicia Kristhine B. de Almeida Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.