A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE CONCEITOS DO ESPAÇO CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRÉ-ESCOLARES

Dinâmicas participativas para situações de abandono de emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID34914

Palavras-chave:

arquitetura; aprendizado; segurança

Resumo

A Arquitetura é essencial na criação de espaços legíveis, acessíveis e inclusivos que promovam a autonomia e segurança de seus usuários. Silenciosamente, os espaços comunicam ao usuário o tipo de comportamento e de movimentação mais adequados ali. A percepção dos sinais do ambiente difere entre os diversos grupos que o utilizam – idade, com deficiência ou não, se é a primeira vez no local, alfabetizados ou não. Crianças podem precisar de mais tempo e preparação para entender tais sinais e os ambientes em que estão e dependem do adulto para orientá-las. A aprendizagem depende de vários fatores e as abordagens devem ser adequadas a cada grupo específico. Muitas dessas abordagens, principalmente em relação à segurança em emergências, dirigem-se especificamente ao público adulto “padrão”, que não tem qualquer dificuldade ou condição que prejudique sua movimentação por um determinado espaço. Crianças são um grupo particularmente frágil e vulnerável, com características específicas de comportamento e aprendizado que devem ser consideradas ao se pensar em sua segurança. Através da revisão de literatura referente ao processo de aprendizado e desenvolvimento de memórias e hábitos, este artigo tem como objetivo discutir a importância de tal processo em uma eventual situação de emergência que exija um procedimento de abandono da edificação. Aborda-se, aqui, a sinergia de conceitos de aprendizado e do conhecimento do ambiente construído, que podem facilitar seu uso em situações normais, mas principalmente em situações de emergência que exijam o abandono de uma edificação escolar, neste caso por funcionários, professores e alunos de uma pré-escola.

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Biografia do Autor

Ângela Silingardi, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteta e Urbanista, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.

Núbia Bernardi, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteta e Urbanista, Livre Docente, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp,

Rachel Zuanon, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Artes Plásticas, Livre Docente, Instituto de Artes da Unicamp, Rede DASMind-UNICAMP

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

SILINGARDI, Ângela A. T.; BERNARDI, N.; ZUANON, R. . A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE CONCEITOS DO ESPAÇO CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRÉ-ESCOLARES: Dinâmicas participativas para situações de abandono de emergência. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 92–105, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID34914. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34914. Acesso em: 2 nov. 2024.