O POTENCIAL DA CIÊNCIA CIDADÃ NO PLANEJAMENTO URBANO

Um novo paradigma

Autores

  • FABIO MARTINS UNIVERSIDADE SÃO JUDAS - SP
  • Ana Paula Koury Universidade São Judas - SP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID35063

Palavras-chave:

ciência cidadã, planejamento urbano, participação pública

Resumo

Projetos que utilizam abordagens de ciência cidadã têm se popularizado em diferentes partes do mundo. Embora as pesquisas em ciência cidadã geralmente estejam concentradas nos campos da biodiversidade e da conservação ambiental, existe uma oportunidade promissora no campo do planejamento urbano que merece ser explorada. Ao examinarmos as características essenciais da ciência cidadã, podemos estabelecer uma analogia com os modelos convencionais de participação popular na prática do planejamento urbano. Por outro lado, o modelo de participação definido pelo Estatuto da Cidade através dos planos diretores participativos conta com pouca credibilidade por parte da população, limitando o controle social das políticas urbanas e prejudicando o direito à cidade. Para elaborar uma análise sobre o "paradigma" da participação no âmbito do planejamento urbano, é fundamental compreender que o domínio do espaço urbano está intrinsecamente relacionado às relações de saber-poder, que impactam o campo político através de discursos ideológicos potentes. Acreditamos que a integração metodológica da ciência cidadã pode oferecer novas perspectivas e respostas menos subjetivas para os desafios urbanos contemporâneos. Para isso, apresentaremos, no contexto histórico da ciência cidadã, analisando os desafios culturais que emergem desse modelo científico, baseados em inovação científica, aprendizagem social e democracia local. Como essa abordagem pode-se criar projetos urbanos mais democráticos e eficazes para a tomada de decisões, melhorar a qualidade dos dados coletados e aumentar a legitimidade das políticas urbanas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. O. Ciência e sociedade. Pesquisa FAPESP, ed. 323, p. 5, jan. 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-publico-a-servico-da-ciencia. Acesso em: 14 set. 2023.

ANDRADE, R.O. A ciência em parceria com o público. Pesquisa FAPESP, ed. 323, p. 16-23, jan. 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-publico-a-servico-da-ciencia. Acesso em: 14 set. 2023.

ARNSTEIN, S. R. A Ladder of Citizen Participation. Journal of the American Institute of Planners, London, v. 35, n. 4, p. 216 - 224, 1969. Disponível em: https://encurtador.com.br/BIb4V. Acesso em: 11 set. 2023.

AVRITZER, L. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático. Opinião pública, Campinas, vol. 14, nº 1, p.43-64, 2008. Disponível em: https://encurtador.com.br/1gkWV. Acesso em: 18 set. 2023.

BOGNER, F. The influence of a residential outdoor education programme to pupil’s environmental perception. European Journal of Psychology of Education, v. 17, n. 1, p. 19–34, 2002. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23421426 Acesso em: 09 ago. 2023.

BONNEY, R.; COOPER, C. B.; DICKINSON, J.; KELLING, S.; PHILLIPS, T.; ROSENBERG, K. V.; SHIRK, J. Citizen Science: A Developing Tool for Expanding Science Knowledge and Scientific Literacy. BioScience. v. 59. pp.977-984, 2009a. Disponível em: https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9. Acesso em: 23 ago. 2023.

BONNEY, R.; BALLARD, H.; JORDAN, R.; McCALLIE, E.; PHILLIPS, T.; SHINK, J.; WILDERMAN, C.C. Public Participation in Scientific Research: Defining the Field and Assessing Its Potential for Informal Science Education. A CAISE Inquiry Group Report. Washington, D.C.: Center for Advancement of Informal Science Education, 2009b. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED519688.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

BONNEY, R.; COOPER, C.; BALLARD, H. The Theory and Practice of Citizen Science: Launching a New Journal. Citizen Science: Theory and Practice, n. 1, p. 1–4, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5334/cstp.65. Acesso em: 19 jul. 2023.

BONNEY, R. Citizen science: A Lab Tradition. Living Birds 15: 7–15. 1996. Disponível em: https://www.biodiversitylibrary.org/item/280462#page/7/mode/1up. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Estatuto da Cidade: Guia para Implementação pelos Municípios e Cidadãos: Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana (2a ed.). Brasília: Câmara dos Deputados, 2002.

CECCARONI, L; BOWSER, A; BRENTON, P. Civic Education and Citizen Science: Definitions, Categories, Knowledge Representation. In: CECCARONI, L; PIERA, J. Analyzing the Role of Citizen Science in Modern Research. Hershey PA, USA: IGI Global, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336032673. Acesso em: 20 ago. 2023.

CHANDLER, M.; SEE, L.; COPAS, K.; LÓPEZ, B. C.; DANIELSEN, F.; LEGIND, J. K.; MASINDE, S.; MILLER-RUSHING, A. J.; NEWMAN, G.; ROSEMARTIN, A.; TURAK, E. Contribution of citizen science towards international biodiversity monitoring. Biological Conservation, v. 213, p. 280-294, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.biocon.2016.09.004. Acesso em: 23 ago. 2023.

CIVIS. Plataforma de ciência cidadã. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, (IBICT). 2023. Disponível em: https://civis.ibict.br/. Acesso em: 19 set. 2023.

COHN, J. P. Citizen Science: can volunteers do real research? BioScience, v. 58, n.3, p. 192–197, 2008. Disponível em: https://encurtador.com.br/zi8u9. Acesso em: 23 ago. 2023.

DAVIDOFF, P. Advocacy and pluralism in planning. Journal of the American Institute of Planners (JAPA), Nº 31, p. 331-338, 1965. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01944366508978187. Acesso em: 19 set. 2023.

FONTES, B. A. S. M. Gestão Urbana e Participação Popular. Ensaio, 1991. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10230. Acesso em: 16 out. 2023.

FOUCAULT, M. A ordem do Discurso. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

FOUCAULT, M. Sujeito e poder. In.: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

GOLUMBIC, Y. What makes Citizen Science projects successful, and what can we learn from them for future projects? Literature review of Citizen Science projects. Technion Citizen Science Project, Israel Institute of Technology, 2015. Disponível em: https://encurtador.com.br/l0cxD. Acesso em: 23 ago. 2023.

HAKLAY, M. Citizen science and Volunteered Geographic Information: Overview and Typology of Participation. In: SUI D; ELWOOD, S; GOODCHILD, M. (editores). Crowdsourcing Geographic Knowledge. Dordrecht (Netherlands): Springer, 2013.

HAKLAY, M.; FRAISL,D.; TZOVARAS, B. G.; HECKER, S.; GOLD, M.;HAGER, G.; CECCARONI, L.; KIESLINGER, B.; WHEN, U.; WOODS, S.; NOLD, C.; BALÁZS, B.; MAZZONETTO, M.; RUEFENACHT, S.; SHANLEY, L. A.; WAGENKNECHT, K.; MOTION, A.; SFORZI, A.; RIEMENSCHNEIDER, D.; DORLER, D.; HEIGL, F.; SCHAEFER, T.; LINDNER, A.; WEIßPFLUG, M.; MACIULIENÈ, M.; VOHLAND, K. Contours of citizen science: a vignette study. Royal Society Open Science, n.8, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rsos.202108. Acesso em: 29 set. 2023.

HAKLAY, M.; FRANCIS, L. Participatory GIS and community-based citizen science for environmental justice action. In: CHAKRABORTY, J.; WALKER, G.; HOLIFIELD, R. (eds.), The Routledge Handbook of Environmental Justice. Abingdon: Routledge, p. 297-308, 2018.

HUNTER, D; NEWMAN, G; BALGOPAL, M. Citizen Scientist or Citizen Technician: A Case Study of Communication on One Citizen Science Platform. Citizen Science: Theory and Pratice, V.5, n. 1, pp 1-13, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5334/cstp.261. Acesso em: 20 ago. 2023.

IRWIN, A. Citizen Science: A Study of People, Expertise, and Sustainable Development. London: Routledge, 1995.

JACOBS, J. (1961). Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

JASANOFF, S. Science and Public Reason. New York: Routledge, 2012. Disponível em: https://www.book2look.com/embed/9781136288401. Acesso em: 29 set. 2023.

MACEDO, A. C. Corredores e Subáreas: Como estudar a forma e projetar a cidade. Tupã: ANAP, 2021.

MASTERS, K. Science Learning via Participation in Online Citizen Science. ArXiv: Astro-Ph, 2016. Disponível em: http://arxiv.org/abs/1601.05973. Acesso em: 19 jun. 2023.

MITLIN, D. Editorial: Citizen participation in planning: from the neighborhood to the city. Environment and Urbanization, n. 33, p.295-309, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09562478211035608. Acesso em: 13 ago. 2023.

MUELLER, J.; LU, H.; CHIRKIN, A.; KLEIN, B.; SCHMITT, G. Citizen Design Science: A strategy for crowd-creative urban design. CITIES, n. 72, p. 181–188, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2017.08.018. Acesso em: 13 ago. 2023.

OLIVEIRA, F. L. Elaboração e aprovação de planos diretores brasileiros no século XXI. In: XV Encontro Nacional da ANPUR, 2013, Recife. Anais do XV Enanpur. Recife: ANPUR, 2013.

PANDYA, R; DIBNER, K. A. Learning Through Citizen Science: Enhancing Opportunities by Design. Washington (DC): National Academies Press, Nov, 2018. Disponível em: Doi:10.17226/25183. Acesso em: 04 set. 2023.

PAOLI, T.; RUMENOS, N. N.; DORO, J. L. P.; FACIOLLA, L. S.; TOMÉ, I. M. O Estado da Arte das pesquisas sobre Ciência Cidadã no Brasil. XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. XIII ENPEC. ENPEC em Redes, 2021.

REBOUÇAS, T. M. Planejamento urbano enquanto campo de disputa de poder. O caso do PDDU de salvador. XVI ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR. Anais do XVI ENANPUR. Belo Horizonte: ANPUR, 2015

ROLNIK, R. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Fapesp e Studio Nobel, 1997.

SHIRK, J.; BALLARD, H. L.; WILDERMAN, C.C.; PHILLIPS, T.; WIGGINS, A.; JORDAN, R.; McCALLIE, E.; MINARCHEK, M.; LEWENSTEINS, B. V.; KRASNY, M. E.; BONNEY, R. Public Participation in Scientific Research: A Framework for Deliberate Design. Ecology and Society, v. 17, nº 2, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5751/ES-04705-170229. Acesso em: 13 ago. 2023.

SILVERTOWN, J. A new dawn for citizen science. Trends in Ecology & Evolution, v. 24, n. 9, pp. 467-471, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tree.2009.03.017. Acesso em: 04 set. 2023.

STRASSER, B. ; BAUDRY, J.; MAHR, D.; SANCHEZ, G.; TANCOIGNE, E. Citizen Science? Rethinking Science and Public Participation. Science & Technology Studies, p. 52–76, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23987/sts.60425. Acesso em: 25 abr. 2023.

VILLAÇA, F. As ilusões do plano diretor. São Paulo, 2005. Disponível em: https://l1nq.com/8xFfs. Acesso em: 15 de nov. 2005.

VILLAÇA, F. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. In: DEÁK, C.; SCHIFFER, S. R. (Orgs.). O Processo de Urbanização no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

26-09-2024

Como Citar

MARTINS, F.; KOURY, A. P. O POTENCIAL DA CIÊNCIA CIDADÃ NO PLANEJAMENTO URBANO: Um novo paradigma. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 36–45, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID35063. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/35063. Acesso em: 27 set. 2024.