ESCOLA HARMONIA
Proposta de escola pública com ênfase em qualidade acústica
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37374Palavras-chave:
Acústica, ambientes escolares, arquitetura escolar; acessibilidade; educação inclusiva, condicionamento sonoro, projeto acústico, espaço de aprendizagemResumo
Este artigo descreve a experiência de desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico escolar para o "III Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva - III CACS", realizado para o XXX Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), que ocorreu na UFRN, na cidade de Natal/RN, em 2023, com ênfase na qualidade acústica em ambientes educacionais. O projeto "Escola Harmonia", premiado com o terceiro lugar na competição, integrou conhecimentos de acústica e arquitetura para propor soluções que isolam os sons indesejados, controlam a reverberação sonora e otimizam a inteligibilidade da fala em espaços de ensino-aprendizagem. O conceito de harmonia norteou a implementação de mecanismos acústicos através da forma arquitetônica e da escolha de materiais. As decisões projetuais focaram na proteção das áreas de aprendizagem contra o ruído urbano e o ruído gerado pelo próprio ambiente escolar, assegurando um espaço propício ao desenvolvimento infanto-juvenil. A seleção e combinação de materiais acústicos, conforme fornecedores pré-determinados pelo concurso, destacam-se no projeto, que detalha três ambientes educacionais: auditório, sala de aula e sala multiuso. Além das questões acústicas, o projeto incorporou princípios de conforto ambiental e acessibilidade.
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