ESCOLA HARMONIA

Proposta de escola pública com ênfase em qualidade acústica

Autores

  • Bianca Carla Dantas de Araújo
  • VITORIA JADE ALVES DE CARVALHO UFRN
  • Gabriela Tabita da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37374

Palavras-chave:

Acústica, ambientes escolares, arquitetura escolar; acessibilidade; educação inclusiva, condicionamento sonoro, projeto acústico, espaço de aprendizagem

Resumo

Este artigo descreve a experiência de desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico escolar para o "III Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva - III CACS", realizado para o XXX Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), que ocorreu na UFRN, na cidade de Natal/RN, em 2023, com ênfase na qualidade acústica em ambientes educacionais. O projeto "Escola Harmonia", premiado com o terceiro lugar na competição, integrou conhecimentos de acústica e arquitetura para propor soluções que isolam os sons indesejados, controlam a reverberação sonora e otimizam a inteligibilidade da fala em espaços de ensino-aprendizagem. O conceito de harmonia norteou a implementação de mecanismos acústicos através da forma arquitetônica e da escolha de materiais. As decisões projetuais focaram na proteção das áreas de aprendizagem contra o ruído urbano e o ruído gerado pelo próprio ambiente escolar, assegurando um espaço propício ao desenvolvimento infanto-juvenil. A seleção e combinação de materiais acústicos, conforme fornecedores pré-determinados pelo concurso, destacam-se no projeto, que detalha três ambientes educacionais: auditório, sala de aula e sala multiuso. Além das questões acústicas, o projeto incorporou princípios de conforto ambiental e acessibilidade.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

DANTAS DE ARAÚJO, B. C.; ALVES DE CARVALHO, V. J.; SILVA, G. T. da . ESCOLA HARMONIA: Proposta de escola pública com ênfase em qualidade acústica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 227–235, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37374. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/37374. Acesso em: 2 nov. 2024.