Projeto, Pesquisa e Inovação em Arquitetura e Urbanismo
contexto e desafios para a Pós-Graduação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID45883Palavras-chave:
pós-graduação, projeto, pesquisa, Inovação, ENANPARQResumo
No contexto em que o tema Inovação vem ganhando destaque na agenda nacional de políticas públicas, é fundamental discutir o que seria inovação em Arquitetura e Urbanismo e como reforçar o papel estratégico do projeto nesta área de conhecimento. O trabalho tem como propósito discutir a atual realidade dos Programas de Pós-Graduação em AU, no contexto do Sistema Nacional de Pós-Graduação, com ênfase na tríade projeto, pesquisa e inovação. Parte-se do pressuposto que a Pós-Graduação em AU ocupa posição fundamental, empreendendo processos de ensino, pesquisa e extensão estreitamente relacionados, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. Ao formar quadros de docência no ensino superior com perfil de pesquisadores, os cursos de Mestrado e Doutorado devem também contribuir para ampliar o quadro de pesquisadores integrados ao setor produtivo, estabelecendo um círculo virtuoso de aperfeiçoamento e transformação da sociedade. Parte de uma pesquisa exploratória em andamento, apresenta-se um breve panorama dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com base em um levantamento de suas áreas de concentração e linhas de pesquisas, buscando verificar aqueles que enfocam o projeto e a relação com a inovação. Corroborando com a análise, discute-se como esta temática vem sendo tratada em pesquisas recentes, particularmente aquelas apresentadas no âmbito de simpósios temáticos realizado no III ENANPARQ. Evidencia-se que a discussão sobre Projeto perpassa diversos temas, mas sua relação com a inovação e a pesquisa aplicada precisa ser reforçada, de modo a valorizar o relevante papel social e estratégico da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
Downloads
Referências
ALVIM, A. T. B; CASTRO, L. G. R. Territórios de Urbanismo – Pesquisa, Plano, Projeto. Caderno de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo: Mackenzie. Disponível em: http://www.mackenzie.br/dhtm/seer/index.php/cpgau/ar
ticle/view/Alvim.2009.2/310. Acesso em 10 ago 2012.
ALVIM, A. T. B. ; ABASCAL, E. H. S. Fórum de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: percurso e desafios futuros. In: 3o Colóquio de Pesquisa.
Fronteiras e transversalidades da pesquisa em arquitetura: os 25 anos do PROARQ-FAU/UFRJ (2012). Rio de Janeiro: Proarq/ UFRJ, 2012.
v. único. p. 1-10.
BOUTINET, J. P. Antropologia do projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR. Plano Nacional de
Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Brasília - DF: CAPES, 2010.
_____________________. DOCUMENTO DE ÁREA 2013. Área de Avaliação: ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN. Disponível em https://www.
capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Arquitetura_Urbanismo_e_Design_doc_area_e_comissão_16out.pdf.
Acesso em 20 jun 2014.
CALDANA, Valter. Projeto de Arquitetura: caminhos. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: FAUUSP, 2006.
MONTANER, J. M. Sistemas arquitetônicos contemporâneos. Barcelona: Gustavo Gilli, 2008.
MORIN, E. Educação na era planetária. Conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em http://www.edgar
morin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em 20 de agosto de 2012.
MOTA, R. O papel da inovação na sociedade e na educação. In: COLOMBO, S.S. (Org). Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto
Alegre: Artmed, 2011. Página: 81- 96.
OLIVEIRA, Rogério de Castro. Sobre o ensino do projeto: um quase-manifesto. Arqtexto, Porto Alegre, n. 5, 2004, p. 148-152.
PAPADOPOULOS, G; S. Aprender para o século XXI. In: DELORS, J. Educação para o século XXI: Questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SILVA, Elvan. Matéria, idéia e forma: uma definição de arquitetura. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1994.
VILLAC, Maria Isabel. Apresentação. Congresso Internacional de Ensino: O que é uma escola de projeto na contemporaneidade? Ques
tões de ensino e crítica do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo. Anais. São Paulo: MackPesquisa: FAUMackenzie, PPGAU, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Angélica Benatti Alvim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.





