UM OLHAR SENSÍVEL SOBRE O PAPEL DOS ESPAÇOS LIVRES DE UMA ESCOLA PÚBLICA E SEU ENTORNO NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16589Keywords:
Espaços Livres Públicos, Escola Pública, Preferências Ambientais, Abordagem ExperiencialAbstract
O sistema educacional não possui mais uma hegemonia educativa, levando em consideração as inúmeras fontes de aprendizagem da atualidade que contribuem para a formação humana. Dessa forma, optou-se pela aprendizagem oriunda da socialização, promovidas nos espaços livres públicos da cidade. O estudo está dividido em duas escalas: a urbana por meio dos espaços livres públicos como ruas, praças e vazios urbanos; e a escala da escola por meio de suas áreas livres. Assim, tem-se como objetivo compreender a relação entre a configuração dos espaços livres públicos e comportamento dos alunos de uma escola pública e seu entorno. Para tanto, a pesquisa possui uma abordagem experiencial e está estruturada em revisão de literatura com uma aproximação sobre a relação entre educação e cidade; e Estudo de Caso, com a escolha de uma escola pública municipal na periferia do município de Quixadá/CE, onde houve aplicação dos instrumentos metodológicos - o mapa cognitivo, mapa comportamental e poema dos desejos, a fim de compreender a percepção dos alunos sobre a escola e o bairro, suas preferências ambientais quanto às escolhas dos lugares de recreação e como acontece a apropriação destes nas áreas livres da instituição, nos trajetos casa-escola. Os resultados encontrados foram de que os espaços livres da escola podem se transformar no elemento integrador entre escola e comunidade e que entender a escola e seu entorno como possibilidades de aprendizagem é uma forma de complementar a formação humana através da promoção de espaços de estímulo à socialização, à autonomia e à cidadania.
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