ARQUITETURA E POESIA: REPENSANDO VALORES ARQUITETÔNICOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16648Keywords:
Projeto de Arquitetura, Poesia e Arquitetura, Teoria da ArquiteturaAbstract
Discussões sobre a aplicação de tecnologias inovadoras no ambiente construído parecem estar ofuscando valores arquitetônicos subjetivos que, embora bastante apreciados pelos usuários dos edifícios contemporâneos, vem sendo relegadas a um segundo plano na mídia especializada em arquitetura e urbanismo. Tecnologias focadas nas questões ambientais, com reflexos nas formas de medir o grau de eficiência energética ou de sustentabilidade dessas edificações têm dominado a produção arquitetônica contemporânea. Entretanto, a discussão sobre questões de natureza subjetiva e imaterial se apresenta como fundamental se se pretende que a produção arquitetônica alcance uma integral satisfação dos usuários das edificações atualmente produzidas. Entre essas questões está a poética arquitetônica, que se apresenta como fundamental para o espírito humano e que deveria, juntamente com as demais condicionantes arquitetônicas (funcionalidade, tecnologia estrutural construtiva, tecnologia ambiental, legislação, custos de construção e custos de manutenção etc.) condicionar a elaboração de novos projetos. A importância da integração dessas questões ao processo de elaboração dos projetos arquitetônicos, assim como ao ensino de arquitetura e urbanismo, é examinada à luz das reflexões de Bachelard e Freud sobre o imaginário e o simbólico, associados aos diferentes efeitos poéticos produzidos por diferentes formasDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
12-09-2017
How to Cite
BITTENCOURT, L. S. ARQUITETURA E POESIA: REPENSANDO VALORES ARQUITETÔNICOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 8–16, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16648. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16648. Acesso em: 1 dec. 2024.
Issue
Section
ENSAIO
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.