ARQUITETURA E POESIA: REPENSANDO VALORES ARQUITETÔNICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16648

Palabras clave:

Projeto de Arquitetura, Poesia e Arquitetura, Teoria da Arquitetura

Resumen

Discussões sobre a aplicação de tecnologias inovadoras no ambiente construído parecem estar ofuscando valores arquitetônicos subjetivos que, embora bastante apreciados pelos usuários dos edifícios contemporâneos, vem sendo relegadas a um segundo plano na mídia especializada em arquitetura e urbanismo. Tecnologias focadas nas questões ambientais, com reflexos nas formas de medir o grau de eficiência energética ou de sustentabilidade dessas edificações têm dominado a produção arquitetônica contemporânea. Entretanto, a discussão sobre questões de natureza subjetiva e imaterial se apresenta como fundamental se se pretende que a produção arquitetônica alcance uma integral satisfação dos usuários das edificações atualmente produzidas. Entre essas questões está a poética arquitetônica, que se apresenta como fundamental para o espírito humano e que deveria, juntamente com as demais condicionantes arquitetônicas (funcionalidade, tecnologia estrutural construtiva, tecnologia ambiental, legislação, custos de construção e custos de manutenção etc.) condicionar a elaboração de novos projetos. A importância da integração dessas questões ao processo de elaboração dos projetos arquitetônicos, assim como ao ensino de arquitetura e urbanismo, é examinada à luz das reflexões de Bachelard e Freud sobre o imaginário e o simbólico, associados aos diferentes efeitos poéticos produzidos por diferentes formas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Salazar Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE (1977) e doutorado em Environment and Energy Studies - Architectural Association Graduate School (1993). Professor Voluntário da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em consultoria, projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Sustentabilidade Ambiental.Atua nas seguintes áreas: conforto ambiental, sustentabilidade do espaço construído, arquitetura bioclimática, eficiência energética em edificações e projeto de arquitetura. Publicou livros, capítulos de livros e mais de uma centena de artigos em eventos nacionais e internacionais.

Publicado

12-09-2017

Cómo citar

BITTENCOURT, L. S. ARQUITETURA E POESIA: REPENSANDO VALORES ARQUITETÔNICOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 8–16, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16648. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16648. Acesso em: 1 dic. 2024.

Número

Sección

ENSAIO