Da ideia ao projeto urbano, um estudo de caso

Authors

  • Adilson Macedo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31353

Keywords:

arquitetura da cidade, projeto urbano

Abstract

O Corredor Cultural da Mooca, CCM, é uma ideia que poderá vir a ser um projeto urbano. Situa-se na cidade de São Paulo, no distrito que lhe empresta o nome. Possui forte identidade local, diversificada ocupação do espaço e estrutura coesa à espera de iniciativa que vá além da transformação de parcelas industriais em condomínios fechados, a simples preservação dos bens históricos, ajustes do viário ou zoneamento. O CCM induzirá melhoras na qualidade ambiental a partir do sistema integrado dos elementos urbanos, dos tipos edificados, ajustes locacionais, o aumento dos espaços livres, conforto para as pessoas circularem; a pé, em veículos individuais ou transporte público. A implementação do projeto será possível através de uma empresa de urbanização de gerenciamento privado, formada por parceiros locais e outros de fora, discreta participação da municipalidade, das entidades de proteção ambiental, do patrimônio histórico e infraestrutura. Apresentarei uma maneira de iniciar o projeto como ‘urban design’ e nele o enfoque pelo viés da viabilidade se cruza com as questões conceituais relativas aos elementos urbanos, a participação das pessoas e a compreensão pelo arquiteto andando a pé, observando os espaços e ouvindo opiniões. A área do CCM é de vinte e dois hectares.

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References

Dois ensaios já publicados pela Revista Projetar:

Número 21, Espaço para o projeto urbano;

Número 18, Sobre projetos em malha: do edifício à cidade

O presente ensaio completa uma trilogia com os anteriores.

Published

24-05-2023

How to Cite

MACEDO, A. Da ideia ao projeto urbano, um estudo de caso. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 08–25, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31353. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31353. Acesso em: 25 nov. 2024.