RELAÇÕES ENTRE APRENDIZADO DE PROJETO, TECTÔNICA E TECNOLOGIAS
UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n2ID32436Keywords:
aprendizado, projeto, arquitetura, tectônica, conteúdos tecnológicosAbstract
A questão central da pesquisa a partir da qual este artigo foi desenvolvido é verificar a relação entre o desenvolvimento de habilidades em projeto e os conhecimentos sobre tectônica e tecnologia da construção. Neste artigo são apresentados os resultados para uma abordagem dessa questão, pela consulta a relatos em artigos, teses e dissertações publicados por pesquisadores sobre experiências didáticas acerca do tema e os resultados que estes pesquisadores alcançaram. As informações foram levantadas a partir de periódicos e eventos selecionados, repositórios de teses e dissertações, em notícias nas páginas eletrônicas de cursos de Arquitetura e Urbanismo e nos currículos de docentes desses cursos. Os critérios para tais seleções estão explicitados e justificados no texto. Foram encontradas as indicações elaborar modelos, maquetes, modelagem por imersão ou realidade virtual; utilizar ferramentas computacionais paramétricas; executar o projeto desenvolvido; esclarecer objetivos e definir orientações dos exercícios com precisão; destacar que decisões de projeto devem se relacionar aos estudos preliminares; considerar a materialidade desde o início do processo de projeto; adotar escalas de projeto compatíveis com o tempo disponível para seu desenvolvimento; adotar conceitos e referenciais simbólicos relacionados a materialidade e tectônica; utilizar mecanismos de representação como ferramentas ativas de projeto; integrar disciplinas; utilizar modelos de ensino que permitam trocas dialéticas entre arquitetura e engenharia; adotar pesquisa como base para elaboração de projeto; ofertar formação em pós-graduação que qualifique para a abordagem tectônica em projeto.
Downloads
References
AGUIAR, Monica; SPENCER, Carlos Eduardo; FAVERO, Marcos. Da ideia à matéria: Uma experiência pedagógica no ensino de estruturas em ateliê integrado de projeto. Arquitextos, São Paulo, fev. 2018. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.213/6900. Acesso em: 18 fev. 2022.
BALBI, Rafaela Santana. A Poética do Projeto: a expressão tectônica de projetos arquitetônicos desenvolvidos em Trabalhos Finais de Graduação em Escolas Brasileiras de Arquitetura e Urbanismo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
______; MEDEIROS, Renato. Experiências docentes e uma reflexão sobre o ensino integrado em arquitetura. In: XXXIV ENSEA – Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. p. 730-741. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJMHBMSjJfUUE0Yzg/view?resourcekey=0-YCo_TCGOkD4L98SDEYm8pw. Acesso em: 10 mar. 2022.
BARBOSA, Normando Perazzo; ROCHA, Germana Costa; VASCONCELOS, Giulan Antônio Rodrigues. Tectônica Bambu – relato de uma experiência. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 1362-1380. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
BERRIEL, Andréa. Tectônica e estereotômica: o ensino de projeto através da apropriação de forças opostas. In: 7º Projetar, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/bitstream/handle/123456789/1040/Comu98.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 04 fev. 2022.
BORGES, Marina Ferreira. Conversas entre arquitetos e engenheiros no ensino de projetos. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
CARNEIRO, Daniel Marostegan; SANTOS NETO, Edson Fernandes D’Oliveira. A abordagem prática e experimental no ensino de Arquitetura e Urbanismo na FAUFBA. Simpósio Temático. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 2053-2054. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
COSTA LIMA, Hélio. Escola Tectônica, Escola Estilística e Ensino de Arquitetura: Limites e Possibilidades de um a Abordagem Tectônica no Ensino de Projeto. In: III ENANPARQ, 2014, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo. p. 1-7. Disponível em: https://www.anparq.org.br/dvd-enanparq-3/htm/Artigos/ST/ST-NPNT-005-2-COSTA%20LIMA.pdf. Acesso em: 08 mar. 2022.
______; ROCHA, Germana. Por uma abordagem tectônica. In: II Projetar, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/236. Acesso: 04 fev. 2022.
DUARTE, Marina M.; STACH, Károla A. Ensino e aprendizagem do comportamento estrutural por meio de modelos físicos. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 286-295.
FIGUEIREDO, Cezar Silvino; ASSIS, Aline Matos Leonel. Uma tectônica outra – a experiência do ensino de estruturas de madeira a partir do projeto de coberturas. In: III ENEEEA, 2017, Ouro Preto. Anais eletrônicos. Ouro Preto. p. 333-349. Disponível em: https://www.facebook.com/ensinoestruturasarquitetura/. Acesso em: 21 out. 2021.
LAVERDE, Albenise; OLIVEIRA, Cláudia Terezinha de Andrade. As atividades experimentais no contexto acadêmico: o confronto entre o projeto e a materialidade. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 156-166.
LOBOSCO, Tales. Metáfora, analogia e exploração formal no projeto arquitetônico. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 1, n. 3, p. 27-38, 4 out. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16604. Acesso em: 30 mar. 2022.
LIMA, Angélica; VICTAL, Jane. Linguagem da arquitetura e realidade virtual: uma abordagem sobre materialidade, consciência estrutural e espacialidade. In: IV ENEEEA, 2021, Recife/ online. Anais eletrônicos; versão preliminar. Recife/ online. p. 597-611. Disponibilizado por mensagem eletrônica em 15 fev. 2022 às 12:58.
MEDEIROS, Renato. Espaço, forma, função e tecnologia: relato de experiências didáticas em disciplina de introdução ao projeto. In: 9º Projetar, 2019, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/eiaqqoknz057ezc/AACQ4edI3CTX54kJbkNfb6ala?dl=0&preview=9%C2%BA+PROJETAR+-+Volume+3.pdf. Acesso: 24 mar. 2022. v. 3.
______. O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas Instituições de Ensino Superior. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
MODLER, Nébora L; MACIEL, Marcela A.; MODLER, Luís Eduardo. Projeto Arquitetônico e os Sistemas Estruturais – prática didático-pedagógica centrada em conceitos de Engel. In: XXXIV ENSEA – Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. p. 513-523. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJMHBMSjJfUUE0Yzg/view?resourcekey=0-YCo_TCGOkD4L98SDEYm8pw. Acesso em: 10 mar. 2022.
MOSANER, Fábio Ferreira Lins. Estratégias didático-pedagógicas no ateliê de projeto: tectônica, e materialidade. In: III ENEEEA, 2017, Ouro Preto. Anais eletrônicos. Ouro Preto. p. 735-745. Disponível em: https://www.facebook.com/ensinoestruturasarquitetura/. Acesso em: 21 out. 2021.
PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros. A estrutura como geradora da forma arquitetônica, uma experiência didática. In: IV ENEEEA, 2021, Recife/ online. Anais eletrônicos; versão preliminar. Recife/ online. p. 369-381. Disponibilizado por mensagem eletrônica em 15 fev. 2022 às 12:58.
PORTOCARRERO, José Afonso; ARAÚJO SILVA, Dorcas; GALDINO, Yara; MACHADO, Maria Fátima. Diálogo entre arquitetura e estrutura a partir da tecnologia das habitações indígenas. In: III ENEEEA, 2017, Ouro Preto. Anais eletrônicos. Ouro Preto. p. 566-575. Disponível em: https://www.facebook.com/ensinoestruturasarquitetura/. Acesso em: 21 out. 2021.
RESENDE, Camila Cavalcanti; MEDEIROS, Renato de. A teoria e a prática do “sentimento estrutural” no processo de ensino‐aprendizagem do projeto arquitetônico. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 608-618.
RHEINGANTZ, Paulo Afonso; CUNHA, Eduardo Grala da; KREBS, Carlos Leodário Monteiro. Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica. In: 7º Projetar, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/bitstream/handle/123456789/930/Art11.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 24 mar. 2022.
SANTOS, Jéssica Mota de Melo; MOREIRA, Fernando Diniz. O ensino de projeto sob a ótica tectônica: uma análise a partir de experiências acadêmicas na Inglaterra e no Brasil.
In: 9º Projetar, 2019, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/eiaqqoknz057ezc/AACQ4edI3CTX54kJbkNfb6ala?dl=0&preview=9%C2%BA+PROJETAR+-+Volume+1.pdf. Acesso: 24 mar. 2022. v. 1.
SANTOS NETO, Edson Fernandes D’Oliveira. Reflexões sobre o ensino de construção na faculdade de arquitetura da UFBA. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 1257-1274. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
______; LACERDA LOPES, Carlos Nuno. O ensino de construção como ensino de projeto no terceiro ano do curso de arquitetura da FAUP. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 970-984. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
SCHULZ, Victor Mateus. Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de Projeto Arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
SOUZA, Sofia Pessoa Lira; ALBUQUERQUE, Augusto Aragão de. Contribuições dos anais para produção e reprodução do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. P. 1574-1586. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
TSUTSUMI, Edison K.; MACIEL, Marcela A.; MODLER, Nébora L. O ensino de projeto arquitetônico com ênfase em sistemas estruturais: relato de práticas didático‐pedagógicas da UFFS. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 662-678.
VELOSO, Maísa; BATISTA, Mara Raquel; LINHARES, Igor. O que os Seminários PROJETAR nos ensinam? In: 9º Projetar, 2019, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/eiaqqoknz057ezc/AACQ4edI3CTX54kJbkNfb6ala?dl=0&preview=9%C2%BA+PROJETAR+-+Volume+3.pdf. Acesso: 24 mar. 2022. p. 1-15. v. 3.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carolina Helena Miranda e Souza, Flávio de Lemos Carsalade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.