A PERCEPÇÃO VISUAL COMO ELEMENTO DE CONFORTO NA ARQUITETURA HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16537Palabras clave:
PALAVRAS-CHAVE, arquitetura hospitalar, luz e cor, percepção visual e teoria da Gestalt.Resumen
Estudo teórico e empírico sobre a percepção visual em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) da Rede Sarah Kubitschek em Brasília. Avalia as condições de conforto visual por meio de inspeção dos EAS - Hospital Sarah Kubitschek Doenças do Aparelho Locomotor e Hospital Sarah Kubitschek Centro de Reabilitação, buscando fornecer parâmetros para a definição das variáveis de projeto relacionadas ao conforto visual auxiliando no processo projetual, evidenciando a interação entre arquitetura (forma, função e utilização) e o usuário na formação desse instrumento de cura. A metodologia utilizada na análise dos EAS foi realizada através de avaliação pós-ocupação (APO) onde os usuários avaliaram a percepção visual do espaço em uso e, ainda, através de uma avaliação técnica (AT) com base na Teoria da Gestalt com a finalidade de gerar um Índice de Conforto Visual. Foram considerados na análise os aspectos ambientais, funcionais, estéticos, conforto e qualidade dos EAS. Os resultados mostraram que as condições de conforto visual dos hospitais avaliados são muito satisfatórios, servindo de subsídio para a elaboração de novos projetos hospitalares que possam minimizar o desconforto dos pacientes através da arquitetura de alto padrão, onde o ambiente atua como estimulador de ações.
Descargas
Citas
ALVES, S.N.A Percepção Visual Como Elemento De Conforto Na Arquitetura Hospitalar/Samara Neta Alves --2011. Brasília,Dissertação (mestrado), Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, 2011. 202f.:ill.
COCH, N. K. Geohazrds: natural and human. New York: Prentice Hall, 1995.
CUNHA, L.C.R. A cor no Ambiente Hospitalar. I Congresso da ABDEH; IV Seminário de Engenharia Clinica.Anais do .....Salvador/BA, 2004.Disponível emhttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ cor_ambiente_hospitalar.pdf, acesso em 25 de outubro de 2018.
FROSTIG M, HORNE D, MILLER A. O programa de percepção visual. In:______. Figuras e formas: programa para o desenvolvimento da percepção visual. São Paulo: Panamericana,1980.
GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto, Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
KAVAKLI, M.; GERO, J. Sketching as mental imagery processing. Design Studies, v. 22, n. 4, p. 347-364, 2001.
LATORRACA, G. João Filgueira Lima, Lelé.São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi/Lisboa: Editorial Blau, 1999.
LATORRACA, G.; RISSELADA, M. A Arquitetura de Lelé: fábrica e invenção, de João Filgueiras Lima. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010. LIMA, Mariana Regina Coimbra de. Percepção Visual Aplicada a Arquitetura e à Iluminação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010.
ORNSTEIN, S.W.; ROMÉRO, M.A.(colab.). Avaliação Pós Ocupação do Ambiente Construído. São Paulo, EDUSP/Studio Nobel, 1992.
PALLAMIN, Vera Maria.Princípios da Gestalt na organização da forma. São Paulo: FAUUSP,1ª edição, 1989.
PREISER,W. F. E.; HARVEY, Z.; RABINOWITZ,E.; WHITE,T.Post-Occupancy Evaluation,New York : Van Nostrand Reinhold, c1988. xv, 198 p. : ill. ; 25 cm.
RIBEIRO, G.P. Conforto Ambiental, Sustentabilidade, Tecnologia e Meio Ambiente: Estudo de Caso Hospital Sarah Kubitschek –Brasília. III Fórum de Pesquisa. Anais do.....FAU, Universidade Mackenzie de Arquitetura, São Paulo, 2007.
SAMPAIO, A.V.C.F. Arquitetura Hospitalar: Projetos ambientalmente sustentáveis, conforto e qualidade; Proposta de um instrumento de avaliação. 2005.Tese (doutorado em estruturas ambientais urbanas). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SERRA, R. F.;COCH, H. R.Arquitectura y energia natural.Barcelona: Ediciones UPC. 1991.
TOLEDO, Luiz Carlos. Feitos Para Curar -Arquitetura Hospitalar e Processo Projetual no Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
TOLEDO, L.C.M. Humanização do edifício hospitalar, um tema em aberto.Projetar 2005. Anais do..... Disponível emhttp://www.redehumanizasus.net /sites/default/files/humanizacao_edificio_hospitalar.pdf, acesso em 25/outubro/2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.