INVESTIGAÇÃO ESPACIAL: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL E GERAÇÃO DA URBANIDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16574Palabras clave:
habitação de interesse social, urbanidade, habitabilidade, estratégias humanizadoras.Resumen
Este trabalho apresenta a produção parcial da pesquisa Habitação de Interesse Social: interação entre escala arquitetônica e urbana, que objetiva investigar a produção de projetos de Habitação de Interesse Social Contemporânea, realizada através de concursos e/ou parcerias público privadas. A seleção dos projetos foi realizada a partir de um conjunto amostral de vinte e cinco escritórios eleitos em 2010 como a “nova geração da arquitetura brasileira”. Neste estudo analisa-se as propostas desenvolvidas pelos escritórios Arquitetos Associados, Yuri Vital - propostas independentes de habitação horizontal - e os escritórios UNA Arquitetos e Grupo SP - propostas verticalizadas para o concurso Habita Sampa. As discrepâncias do arranjo formal das unidades habitacionais, bem como suas relações com os espaços condominiais e público sugerem percepções ambientais distintas. Analisar, comparativamente, como as tipologias habitacionais respondem aos problemas de projeto impostos por distintos contextos, e inferir a respeito da potencialidade de socialização gerada a partir das diferentes configurações espaciais representam o objetivo central desta investigação. A análise se desenvolve a partir de pesquisa bibliográfica, documental e análise gráfico-textual gerada através do redesenho dos projetos e da simulação de percursos a partir dos 3D gerados. Como resultado deste estudo, foram identificados padrões de urbanidade, habitabilidade e estratégias humanizadoras de acordo com as diferentes tipologias. Finalizando, esta pesquisa tem por intuito entender, através da investigação espacial, recursos de projeto que potencializem percepções positivas no sentido de lugar para os usuários.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.