A ABORDAGEM TECTÔNICA NO ENSINO DE PROJETO
UMA ANÁLISE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS NA INGLATERRA E NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID17954Palabras clave:
Ensino; Projeto; Materialidade; DetalheResumen
O artigo busca contribuir para o debate sobre a relação entre a materialidade e o ensino de projeto, por meio por meio da apresentação de duas experiências em escolas de arquitetura. Em um primeiro momento, são abordados aspectos relacionados ao sentido ontológico dos materiais, ressaltando sua relevância tanto no ensino como na prática da arquitetura. Em seguida, discute-se brevemente esta questão no âmbito da formação de arquitetos no país. Na terceira parte, é apresentada a experiência de um dos autores na De Montfort University, na Inglaterra, uma escola que incentiva a concepção projetual a partir do detalhe. Posteriormente, são apresentados os resultados da observação direta de processos de concepção em disciplina de projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acompanhada de entrevistas com discentes e docentes, bem como da aplicação de um questionário a uma parcela significativa de alunos do curso, quando foi possível identificar uma lacuna quanto à dimensão material, justificada pelo distanciamento entre as disciplinas de tectônica e projeto. Mediante tais observações, são apresentadas considerações finais que apontam para a necessidade de fortalecer a abordagem tectônica no ensino de projeto
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