OFICINA DE PROJETO PARAMÉTRICO COLABORATIVO COM ÊNFASE NA CONSTRUTIBILIDADE
UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18722Palabras clave:
projeto paramétrico; projeto colaborativo; construtibilidade; pesquisa; ensino de projeto;Resumen
Este texto apresenta os resultados de uma experiência que integrou ações de ensino, pesquisa e extensão, reunindo docentes, pós-graduandos acadêmicos e profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), assim como profissionais arquitetos urbanistas e engenheiros civis atuantes internamente (na Superintendência de Infraestrutura) ou externamente a essa instituição. Trata-se de uma Oficina de Projeto Computacional, com foco no projeto paramétrico colaborativo e na construtibilidade dos elementos projetados; no caso, uma cobertura em madeira que atuará como elemento de conexão entre dois edifícios ligados aos cursos graduação e pós-graduação da Arquitetura, no campus central da UFRN, estrutura a ser executada pelo Centro de Tecnologia. O software Rhinoceros, associado ao plugin Grasshopper, foram utilizados como ferramentas de auxílio à concepção de uma forma complexa para essa cobertura considerando uma série de restrições projetuais, inclusive materiais. Foi também dada a possibilidade de utilização do plug-in Karamba3D para cálculo estrutural. Metodologicamente, a Oficina fez uso de um tipo de ateliê integrado de projeto, o multidomínios, utilizando-se de multimeios de concepção e representação, enfatizando na colaboração entre os diferentes agentes participantes. Duas pesquisas científicas embasam essa experiência didática: uma em nível de doutorado centrada na inserção da construtibilidade no processo de projeto com base em parâmetros e outra sobre novas pedagogias do projeto, associando-as, sobretudo, ao uso de recursos computacionais contemporâneos. Além disso, uma ação integrada de extensão permitiu a participação de agentes externos. Após oito encontros foram produzidas seis propostas paramétricas da cobertura em madeira que serão aqui sinteticamente apresentadas e discutidas.
Descargas
Citas
AGKATHIDIS, A. Generative Design. London: Laurence King Publishing Ltd, 2015.
BAKER, Geoffrey H. Le Corbusier: uma análise da forma. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
BERNSTEIN, P. G. Thinking versus making: remediating design practire in the age of digital representation. In: KOLAREVIC, B.; KLINGER, K. R. (Eds.). Manufacturing Material Effects: Rethinking Design and Making in Architecture. New York: Routledge, 2008.
BOUDON, P. et al. Enseigner la conception architecturale: cours d’architecturologie. Paris: Éditions de la Villette, 2000.
BOUTINET, J.P. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BURRY, J.; BURRY, M. The New Mathematics of Architecture. 1a ed. London: Thames & Hudson, 2010.
CELANI, G.; SEDREZ, M. Arquitetura contemporânea e automação: prática e reflexão. São Paulo: ProBooks, 2018.
CELANI, G.; WALZ, A. A forma não importa. In: CELANI, G.; SEDREZ, M. (Eds.). Arquitetura Contemporânea e Automação: prática e reflexão. São Paulo: ProBooks, 2018.
CHUPIN, J.P. 2003. As três lógicas analógicas do projeto. In: Lara, F.; Marques, S. (org.) PROJETAR: Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino. Rio de Janeiro: EVC, 2003.
CORDEIRO, A. L. de M.; ROCHA, G. C. Conceber arquitetura com modelos virtuais: a relevância dos sistemas estruturais. In: CORDEIRO, A. L. de M.; ROCHA, G. da C. (Eds.). Modelos em Arquitetura: Concepção e Documentação. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. p. 314.
DUNN, N. Digital Fabrication in Architecture. London: Laurence King Publishing Ltd, 2012.
FABRICIO, M.; MELHADO, S. O processo cognitivo e social de projeto. In: KOWALTOWSKI, Doris; MOREIRA, Daniel; PETRECHE, João; FABRICIO, Márcio (org.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
FISCHER, T. Geometry Rationalization for Non-Standard Architecture. Architecture Science., , v. 5, n. 5, p. 25–47, 2012.
HANROT, S. À la recherche de l'architecture: essai d'épistémologie de la discipline et de la recherche architecturales. Marseille: L'Harmattan, 2009.
HANROT, S. O workshop: entre pedagogia e engajamento social. In. II ENANPARQ. Anais... Natal: Firenze, 2012.
INEICHEN, J. O Workshop de Arquitetura e urbanismo (W-AU) como dispositivo pedagógico para a formação à concepção colaborativa, Tese de Doutorado. PPGAU/UFRN; ENSA-Marseille, 2016.
KLINGER, K. R. Relations: information exchange in designing and making architecture. In: KOLAREVIC, B.; KLINGER, K. R. (Eds.). Manufacturing Material Effects: Rethinking Design and Making in Architecture. New York: Routledge, 2008. p. 25–36.
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. et al. (orgs). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LAWSON, B. Como Arquitetos e Designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LEBAHAR, J. C. Analyse cognitive de la conception et de as pédagogie. In: Approche didactique de l’enseignement du projet em architecture. École d’Architecture de Marseille-Luminy, 1999.
LEEUWEN, J. V.; GASSEL, F. V.; OTTER, A.. Teaching Collaborative Design. In: Proceedings of the 7th International Workshop on Construction Information Technology in Education. Istanbul, September/ 2004. Disponível em: http://josvanleeuwen.org/publ/pdf/2004_CITE.pdf Acesso em 10/jul/2019.
MAHFUZ, E. Ensaio sobre a razão compositiva. Belo Horizonte: UFV/AP Cultural, 1995.
MANGELSDORF, W. Structuring Strategies for complex geometries. Architectural Design, London, v. 80, n. 4, p. 40–46, 2010.
MENDELSOHN, R. The Constructibility Review Process: A Constructor’s Perspective. Journal of Management Engeneering, , v. 13, n. 3, p. 17–19, 1997.
MONTEIRO, V.M.L. A construtibilidade no processo de projeto paramétrico. Projeto de Qualificação de Doutorado, PPGAU/UFRN, 2018.
OTHMAN, A. A. Improving Building Performance through Integrating Constructability in the Design Process. Organization, Technology and Management in Construction: An International Journal, , v. 3, n. 2, p. 333–347, 2011. Disponível em: <http://www.grad.unizg.hr/otmcj/clanci/vol3_is2/Clanak_6 OTMCJ_2_2011_web-5.pdf>
OXMAN, R.; OXMAN, R. Introduction-The new structuralism: Design, Engineering and Architectural Technologies. Architectural Design, London, v. 80, n. 206, p. 14–23, 2010. Disponível em: <http://books.google.com/books?id=yPaAQgAACAAJ&pgis=1>
PICON, A. Architecture and the Virtual: Towards a New Materiality. In: SYKES, K. (Ed.). Constructing a New Agenda: Architectural Theory 1993-2009. Kindle ed. New York: Princeton Architectural Press, 2010.
PIÑÓN, H. Curso Básico de Proyectos. Barcelona: Edicions UPC, 1998.
PIÑÓN, Helio. El proyecto como (re)construcción. Barcelona, Edicions UPC: 2005.
POTTMAN, H. Architectural Geometry as Design Knowledge. Architectural Design, , v. 80, n. 4, p. 72–77, 2010.
SCHEURER, F. Materialising Complexity. Architectural Design, London, v. 80, n. 4, p. 86–93, 2010.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SEDREZ, M.; GAUSS, F. Projetando e fabricando a complexidade. In: CELANI, G.; SEDREZ, M. (Eds.). Arquitetura Contemporânea e Automação: prática e reflexão. São Paulo: ProBooks, 2010.
SHELDEN, D. R. Digital Surface Representation and the Constructability of Gehry’s Architecture. 2002. Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 2002.
SNYDER, J.; CATANESE, A. (Orgs.). Introdução à arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 1984.
SOBEK, W. Radical Sources of Design Engineering. Architectural Design, , v. 80, n. 4, p. 24–33, 2010.
SYKES, K. Introduction. In: SYKES, K. (Ed.). Constructing a New Agenda: architectural theory 1993-2009. New York: Princeton Architectural Press, 2010.
UNWIN, S. Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
VELOSO, M. Concepção de ideias em workshops de arquitetura e urbanismo: uma análise de duas experiências internacionais. In: Cadernos Proarq, ed.21, PROARQ/UFRJ, agosto de 2014.
VELOSO, M. F. D.; ELALI, G. V. M. A. Ensinando (novas) rezas a (velhos) vigários: a integração de saberes e fazeres no atelier de projeto do mestrado profissional. In: V PROJETAR. Anais... Belo Horizonte: EdUFMG, 2011. p. 1-18.
VELOSO, M. Novas pedagogias do projeto face aos desafios do século XXI. CNPq. Projeto de Pesquisa / Produtividade, 2018. Processo nº 308931/2018-1.
WOODBURY, R. Elements of Parametric Design. New York: Routledge, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.