A ARQUITETURA DA SALA DE AULA SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS

Autores/as

  • Marina Bernardes Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI.
  • Lizandra Garcia Lupi Vergara Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
  • Marcele Salles Martins Universidade de Passo Fundo, UPF.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n1ID19126

Palabras clave:

arquitetura escolar, projeto de sala de aula, percepção dos usuários

Resumen

As salas de aula têm papel importante não apenas no bem-estar dos usuários, mas também, ao facilitar ou dificultar suas atividades, influenciando no aprendizado.  Diante disso, a pesquisa investigou a percepção de professores e estudantes sobre suas salas de aula, a fim de aprimorar o espaço educacional e contribuir com agentes do setor da educação e com projetistas na tomada de decisões sobre o espaço físico da escola. Os dados foram coletados por meio de questionário e poema dos desejos. A amostra foi composta por 57 participantes: 33 estudantes do ensino fundamental (4º ao 7º ano) e 24 professores vinculados às suas turmas. Os resultados apontam que com os elementos inerentes à arquitetura - como janelas (acesso visual e físico a áreas externas), amplitude da sala, revestimentos, conforto térmico, acústico e lumínico - é possível tornar a sala de aula um ambiente adequado ao bem-estar dos usuários. As percepções de estudantes e professores entrevistados são convergentes no tocante à valorização do contato com vegetação e do conforto ambiental: o contato físico com a vegetação foi o único fator com avaliação inferior ao ponto médio da escala, na percepção dos docentes; para os alunos, o anseio pelo “contato com a natureza” foi um dos aspectos mais mencionados; quanto ao conforto ambiental, os professores destacaram a necessidade de melhorar a acústica, e os alunos solicitaram melhoria na iluminação.

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Biografía del autor/a

Marina Bernardes, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI.

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo.

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Engenharia de Produção.

Marcele Salles Martins, Universidade de Passo Fundo, UPF.

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia Civil. 

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Publicado

23-01-2020

Cómo citar

BERNARDES, M.; GARCIA LUPI VERGARA, L.; SALLES MARTINS, M. A ARQUITETURA DA SALA DE AULA SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 49–61, 2020. DOI: 10.21680/2448-296X.2020v5n1ID19126. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19126. Acesso em: 21 nov. 2024.

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