PROPOSTA DE MERCADO PÚBLICO ATRAVÉS DOS CONCEITOS DA PERMACULTURA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID21564Palabras clave:
Espaço publico, Mercado público, Permacultura, Permacultura urbana, SustentabilidadeResumen
O presente trabalho trata de uma pesquisa e de um projeto arquitetônico/paisagístico realizados para o Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). A metodologia do projeto iniciou com a pesquisa e posterior seleção de diretrizes, zoneamentos, estudos de fluxos e de volumetria até a proposição arquitetônica e paisagística na forma de um anteprojeto. A pesquisa contemplou o levantamento histórico, físico, cultural e social do terreno e dos prováveis usuários. A revisão bibliográfica analisou o histórico dos mercados públicos, a permacultura, o paisagismo produtivo e as soluções sustentáveis na construção civil. O levantamento de dados ocorreu através da aplicação de questionário para usuários e comerciantes locais, e também da seleção e análise dos aspectos físico-sociais da cidade, do bairro e do entorno próximo ao sítio elegido. Estes serviram para a elaboração do programa de necessidades, vinculados com as premissas indicadas no referencial teórico. A partir de então, foram inseridos itens da permacultura em diferentes aspectos do projeto, tais como a: recuperação de áreas de preservação, paisagismo produtivo urbano, utilização de estruturas e materiais naturais, apresentação de infraestruturas alternativas como solução para saneamento básico, tratamentos dos efluentes nos espaços urbanos e destinação adequada de resíduos sólidos. Assim, foi possível desenvolver uma proposta arquitetônica e paisagística com premissas da permacultura que se apresentam como soluções pertinentes para espaços públicos, em específico para um Mercado Público em um bairro de Santa Maria/RS.
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