HANS ARP
REFERÊNCIA ESTÉTICA PARA OSCAR NIEMEYER?
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n2ID23654Palabras clave:
Hans Arp, Oscar Niemeyer, arquitetura, arte, superfícies com bordas sinuosasResumen
Este artigo analisa aproximações entre as obras do arquiteto Oscar Niemeyer e do artista franco-alemão Hans Arp. Tais aproximações são vistas a partir da presença de planos com bordas sinuosas, formas ameboides que aparecem tanto na obra de Niemeyer quanto na de Arp. Uma vez que Arp é um dos pioneiros no uso de tais superfícies, o trabalho investiga até que ponto Arp pode ser considerado uma referência estética para Niemeyer. A metodologia foi acompanhar o desenvolvimento da questão do plano na arte e na arquitetura modernas e, depois, identificar a presença de tais formas tanto na obra de Arp quanto na de Niemeyer, bem como compará-las e verificar as datas em que surgem. A conclusão foi a de que existe grande similaridade entre as formas amebóides de Arp e de Niemeyer. A pesquisa também concluiu que, por ser pioneiro no uso de tais formas, Arp é provavelmente uma referência importante para a presença de tais superfícies na obra de Oscar Niemeyer. A investigação faz parte do projeto ?Arte, Arquitetura e Cidade?, desenvolvido junto ao núcleo de Pesquisa em Linguagens da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia; dentro disso, busca desenvolver investigações relacionadas ao campo das artes e suas relações com a arquitetura.
Descargas
Citas
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BORDA, Luis Eduardo. O Nexo da Forma. Oscar Niemeyer: da Arte Moderna ao Debate Contemporâneo. Tese de Doutorado, ECA/USP. Orientador: D. Tadeu Chiarelli. 2003.
D’AQUINO, Flávio. Max Bill, o Inteligente Iconoclasta. Entrevista de Max Bill a Flávio D’Aquino In: Revista Habitat, nº 12, jul.-set. 1953.
FRAMPTON, Keneth. The Stijl. In: STANGOS, Nikos (Org.) – Conceitos da Arte Moderna. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro.1994 (1974).
GIEDION, Sigfried. Espaço, Tempo e Arquitetura: o desenvolvimento de uma Nova Tradição. São Paulo, Martins Fontes. 2004. p. 459-472
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da Escultura Moderna. WMF Martins Fontes. 1998.
NIEMEYER, O. A Forma na Arquitetura. Avenir Editora. Rio de Janeiro. 1978.
Otília Arantes. São Paulo. 1996.
PAPADAKI, Stamos. Oscar Niemeyer: Works in Progress. Reinhold Publishing Corporation. New York. 1956.
PAPADAKI, Stamos. The Work of Oscar Niemeyer. Reinhold Publishing Corporation. New York. 1950.
STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da Arte Moderna. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro. 1988.
ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. Editora Cultrix. 1971.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.