OUVINDO O ESPAÇO
das imbricadas relações entre arquitetura e música em 4’33”, de John Cage
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25798Palabras clave:
Composição arquitetônica, Composição musical, matemática, acústicaResumen
O artigo trata da relação entre arquitetura e música a partir do espaço como gerador e difusor das ondas sonoras, e tomando como objeto de interesse a dimensão espacial arquitetônica através das ideias compositivas e sonoras geradas a partir e com a música. Nessa relação entre os dois campos observou-se a troca, na qual arquitetura e música se influenciam mutuamente e até borram suas fronteiras onde o espaço é musical e a música é espacial. Argumenta-se que esse atravessamento mútuo se dá para além do léxico comum e das questões formais, encontrando o espaço como mediador. Para o desenvolvimento do estudo foram identificados exemplares históricos e paradigmáticos resultantes de novas teorias e inovações tecnológicas. Nesse contexto, a peça 4’33” do compositor John Cage foi utilizada. como objeto de estudo para discorrer sobre a relação imbricada com a qual música e arquitetura trazem a partir do espaço arquitetônico.
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