OUVINDO O ESPAÇO

das imbricadas relações entre arquitetura e música em 4’33”, de John Cage

Autores/as

  • Bruno Firmino Costa da Silva UFPE
  • Luiz Manuel do Eirado Amorim Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25798

Palabras clave:

Composição arquitetônica, Composição musical, matemática, acústica

Resumen

O artigo trata da relação entre arquitetura e música a partir do espaço como gerador e difusor das ondas sonoras, e tomando como objeto de interesse a dimensão espacial arquitetônica através das ideias compositivas e sonoras geradas a partir e com a música. Nessa relação entre os dois campos observou-se a troca, na qual arquitetura e música se influenciam mutuamente e até borram suas fronteiras onde o espaço é musical e a música é espacial. Argumenta-se que esse atravessamento mútuo se dá para além do léxico comum e das questões formais, encontrando o espaço como mediador. Para o desenvolvimento do estudo foram identificados exemplares históricos e paradigmáticos resultantes de novas teorias e inovações tecnológicas. Nesse contexto, a peça 4’33” do compositor John Cage foi utilizada. como objeto de estudo para discorrer sobre a relação imbricada com a qual música e arquitetura trazem a partir do espaço arquitetônico.

 

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Biografía del autor/a

Bruno Firmino Costa da Silva, UFPE

Doutorando UFPE

Luiz Manuel do Eirado Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

Arquiteto e urbanista, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PhD em Advanced Architectural Studies na Bartlett School of Graduate Studies - University College London. É Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, atuando no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU). Coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2) e o Grupo de Pesquisa de Morfologia da Arquitetura e do Urbanismo.

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Publicado

30-01-2022

Cómo citar

SILVA, B. F. C. da; AMORIM, L. M. do E. OUVINDO O ESPAÇO: das imbricadas relações entre arquitetura e música em 4’33”, de John Cage. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 120–132, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25798. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25798. Acesso em: 25 nov. 2024.