OMNICHANNEL E RETAIL DESIGN

uma proposta metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n2ID27210

Palavras-chave:

Omnichannel, Retail design, Ambiente de varejo

Resumo

O retail design é reconhecido como uma disciplina recente, iniciada por volta dos anos 1960, num setor que é caracterizado pela intuição, improvisação e imitação, como o varejo. O rápido avanço das tecnologias digitais tem proporcionado ciclos cada vez menores de mudança do comportamento do consumidor, e com isso, custos e riscos maiores para fabricantes e varejistas. Neste processo, que tem ocorrido de maneira muito sensível nos negócios e na sociedade, tem se questionado o papel da loja física e qual perfil, competências e habilidades do profissional que desenvolve esse novo ambiente de varejo. É neste contexto que o objetivo desta pesquisa consiste em configurar um modelo de desenvolvimento e aplicação de conceitos de omnichannel e retail design em ambientes de varejo. Com abordagem de pesquisa qualitativa relaciona-se os processos e fenômenos existentes na loja física e na área de omnichannel, retail design, marketing, branding, varejo, economia e administração. Por meio de pesquisa explicativa, há a investigação da relação entre a estratégia omnichannel, branding, retail design e experiência do cliente com a loja física. O modelo gerado utiliza das ferramentas, conceitos e processo encontrados durante a pesquisa, e tem como intenção orientar arquitetos e designers no desenvolvimento de projetos de ambientes de varejo contemporâneos alinhados à estratégia omnichannel que tragam resultados mais assertivos às empresas considerando seus planejamentos estratégicos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Souza da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Design de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação (IPOG), graduado em Desenho Industrial – Projeto de Produto pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA). https://orcid.org/0000-0001-5726-2288

Augusto César Barreto Rocha, Universidade Federal do Amazonas

Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com docência no mestrado em Design. https://orcid.org/0000-0001-9477-2375   Professor associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com docência na graduação, mestrado e doutorado. Possui doutorado em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialização em gestão da inovação pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha e graduação em processamento de dados pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

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Publicado

27-05-2022

Como Citar

SOUZA DA SILVA, R.; CÉSAR BARRETO ROCHA, A. OMNICHANNEL E RETAIL DESIGN: uma proposta metodológica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 55–72, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n2ID27210. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/27210. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TEORIA E CONCEITO