UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA EM ARQUITETURA

LABORATÓRIOS DO ICB UFMG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n2ID27874

Palabras clave:

arquitetura participativa, prática projetual, projeto de baixo para cima.

Resumen

Partindo da vontade de compartilhar experiências e fomentar discussões teórico-práticas de projetos em arquitetura, sob a óptica da chamada “pesquisa arquitetônica baseada na prática” (AKŠAMIJA, 2021), apresentamos esta descrição de um caso concreto: a projetação dos LAB-DEPS, os Laboratórios Departamentais do ICB - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Estes se inserem em um planejamento maior para uma requalificação global do Instituto, que se qualifica por uma abordagem cooperativa e pouco autoral. Metodologicamente, o presente estudo articulou revisão bibliográfica, pesquisas documentais, entrevistas, análise do atual processo de projetação e observações participativas – uma vez que o autor é também parte da equipe de arquitetos do projeto. Inicialmente, foram revistas algumas críticas às práticas modernistas do princípio do século XX para a universalização dos usuários e o apego ao chamado programa de necessidades, reconhecendo no arquiteto italiano Giancarlo De Carlo as ideias de valorização das diferenças subjetivas e sociais, das necessidades específicas e da projetação democrática. Em seguida, contextualizou-se o projeto do ICB desde sua concepção original na década de 1970, para que seja possível compreender os limites e as potencialidades dos novos projetos para os atuais LAB-DEPS. Ao final, descreveu-se o processo de projetação participativa, no sentido de prática do tipo botton-up, para esses novos ambientes laboratoriais. Encerra-se com a análise crítica dos resultados projetuais parciais, que têm se mostrado bastantes satisfatórios para os usuários e para a instituição educacional de nível superior e pública do qual o projeto analisado faz parte.

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Biografía del autor/a

Edgardo Moreira Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteto, mestre pela Escola de Arquitetura da UFMG. Concentração: teoria, produção e experiência do espaço. Especialista em Gestão e Tecnologia da Construção Civil, pela Escola de Engenharia da UFMG. Servidor público, integrante da equipe de arquitetos do Departamento de Planejamento Físico da UFMG. Professor voluntário do PRJ-EA-UFMG em 2014. Atuação na concepção, coordenação e desenvolvimento de projetos institucionais ligados ao ensino, pesquisa e extensão. Experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento do espaço físico e projetos de edificações.

Danielle Ferreira Thuler

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e especialista em Construção Civil, também pela UFMG (escola de engenharia) (2019), possui intercâmbio acadêmico a nível de mestrado (master) em Architecture pela École Nationale Supérieure dArchitecture et de Paysage de Lille - França (2014) (CsF- CAPES), com ênfase em preservação da memória urbana e território; graduação em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Tanto em sua especialização quanto nas ultimas atividades profissionais, focou seus trabalho na compreensão e implantação da metodologia BIM para área da arquitetura e suas atividades correlatas.

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Publicado

27-05-2022

Cómo citar

MOREIRA NETO, E.; THULER, D. F. UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA EM ARQUITETURA: LABORATÓRIOS DO ICB UFMG. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 207–222, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n2ID27874. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/27874. Acesso em: 24 nov. 2024.