DESIGN PARTICIPATIVO EM PROJETO DE AMBIENTES

COMO INCLUIR OS USUÁRIOS?

Autores/as

  • Thaisa Sampaio Sarmento Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31252

Palabras clave:

design participativo, projeto de arquitetura, usuários, arquitetura humanizada

Resumen

O design participativo se apresenta como um paradigma projetual de design que orienta coletar, analisar e projetar um sistema, ou artefato, ou até mesmo um ambiente físico, juntamente com a participação de usuários. Esse método tem foco na participação de diferentes pessoas e atores nas etapas do desenvolvimento projetual, visando estabelecer uma plataforma interativa de troca de experiências e desenvolvimento de novas ideias, para solucionar problemas e propor soluções mais criativas e eficientes. Ao longo dos anos, percebe-se uma maior preocupação entre arquitetos e designers em estabelecer um perfeito entendimento das múltiplas necessidades dos futuros usuários de seus ambientes projetados. Isso deve-se em parte a avanços científicos na área de psicologia ambiental em associação ao projeto do ambiente construído. Este artigo é de natureza teórico-prática, pois explora definições e conceitos teóricos projetuais que levaram ao atual modo de projetar contemporâneo, assim como, descreve ferramentas práticas de design participativo a serem aplicadas em projetos de arquitetura e design de interiores. A metodologia é descrita por 03 etapas: inicialmente apresenta-se os conceitos que definem o tema central, num segundo momento apresenta-se os fundamentos e ferramentas do design participativo e no terceiro momento discute-se estratégias projetuais direcionadas a metodologias participativas. Os resultados apresentados demonstram situações projetuais já realizadas em projetos de natureza escolar, nos quais estudantes, professores e outros usuários puderam participar do processo de desenvolvimento do artefato ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaisa Sampaio Sarmento, Universidade Federal de Alagoas

Professora doutora; orientadora de pós-graduação.

Citas

ALEXANDER, C. The determination of components for an Indian Village. In: JONES, J. C.; THORNLEY, D. (eds.). Conference on design methods. Oxford: Pergamon, 1963.

ALEXANDER, C. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964.

ALEXANDER, C. The state of the art in design methods. DMG Newsletter, v. 5, n. 3, 3-7p., 1971.

ASARO, P. Transforming society by transforming technology: the science and politics of participatory design. Accounting, Management and Information Technologies, v. 10, p. 257-290, 2000.

BAXTER, M. Projeto de produto, Guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

ATTAIANESE, E.; DUCA, G. Human factors and ergonomic principles in building design for life and work activities: an applied methodology. Theoretical Issues in Ergonomics Science. v. 13, nº 2, March-April 2012, 187-202pp.

BLOMBERG, J.; GIACOMI, J.; MOSHER, A.; SWENTON-WALL, P. Ethnographic Field Methods and Their relation to Design. In: SCHULER, D.; NAMIOKA, A. (Ed.). Participatory Design: Principles and Practices. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993, p. 123-155.

BÜHLER, C. Empowered participation of users with disabilities in R&D projects. Int. J. Human-Computer Studies, v.55, p.645-659, 2001. Disponível em: http://www.idealibrary.com. DOI:10.1006/ijhc.2001.0489

CANTER, D.; CRAIK, K. H. Environmental Psychology. Journal of Environmental Psychology, 1-11p., 1981.

CROSS, N. Design and Technology. Milton Keynes, Open University Press, 1975.

JONGE, T. M. de. Modern woonidealen en woonwensen in Nederland. Vuga, Arnhem, 1960.

FALZON, P. Ergonomia. São Paulo, Editora Blucher, 2007.

FIALHO, U. F. C. S. A pesquisa com usuários no processo de design: sugestões a partir de uma abordagem etnográfica. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. são Paulo: Editora Atlas, 2008.

GUARDAVILLA, B. Progettazione Architettonica. Le logiche progettuali e i percorsi dell’architettura moderna. 2ª ed. Milano: HOEPLI, 2016.

GASPERINI, R. Realidade virtual aplicada à ergonomia por meio do design participativo. Dissertação (Mestrado em Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2010.

HANINGTON, M. Methods in the Making: A Perspective on the state of Human research in Design. Design Issues [s. l.], v. 19, n. 4, p. 09 –18, 2003.

JONES, J. C. Métodos de diseño. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.

KENSING, F.; BLOMBERG, J. Participatory Design: Issues and Concerns. Computer Supported Cooperative Work, v.7, 167–185pp, 1998.

KOSKINEN, I.; ZIMMERMAN, J.; BINDER, T.; REDSTRÖM, J.; WENSVEEN, S. Design Research Through Practice, From the Lab, Field, and Showroom. Whaltan, USA: MK Elsevier, 2011. 223p.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LUCKMAN, J. An approach to the management of design. Operational Research Quarterly, v. 18, n. 4, 345-358p., 1967.

MARKUS, T. A. A doughnut model of the environment and its design. Design Participation. Londres: Academy Editions, 1972.

MARTIN; B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design. USA: Rockport Publishers, 2012.

MULLER, M. J. Participatory design: the third space in HCI. In: MAHWAY, N. J. Handbook of HCI. New York: Lawrence Erlbaum, 2003. 356p

PAZMINO, A. V. Como se cria, 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.

PRATSCHKE, A.; ALMEIDA, C. R. P.; LA ROCCA, R.; SANTIAGO R. P. Da participação à colaboração_ estruturando ambientes digitais de conhecimento. In: SIGraDi 2005 – IBEROAMERICAN CONGRESS OF DIGITAL GRAPHICS, 9., 2005, v. 1, p.315-320, Lima, Peru. Anais […]. Lima, Peru: 2005. Disponível em: http://cumincades.scix.net/data/works/att/sigradi2005_315.content.pdf. Acesso em: 23 de mai. 2017

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: Além da interação homem computador. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SANDERS, E.B. N. Prototyping for the Design Spaces of the Future. In: VALENTINE, L. (Ed.) Prototype: Design and Craft in the 21st Century. Bloomsbury, 2013.

SANDERS, E.; STAPPERS, P. J. Probes, toolkits and prototypes: three approaches to making in codesigning. CoDesign: International Journal of Co-Creation in Design and the Arts, United Kingdom, v. 10, n. 1, p. 5-14, 2014.

SANOFF, H. A Visioning Process for Designing Responsive Schools. 2001.

SARMENTO, T. F. C. S. Modelo conceitual de ambiente de aprendizagem adequado a práticas com blended learning para escolas de ensino médio. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Design. Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

SARMENTO, T. F. C. S.; RIBEIRO, S. Design participativo em ambiente escolar: projeto de desenvolvimento de espaços complementares de aprendizagem. Relatório de Projeto de Extensão. Maceió: PROEX/UFAL, 2018

SARMENTO, T. F. C. S.; GOMES, A. S. Design de ambiente escolar para aprendizagem criativa. Recife: Pipa Comunicação, 2019.

SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3rd ed. Cambridge: MIT Press, 1996.

STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. (orgs). Isto é Design Thinking de Serviços. Fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

SOMMER, R. Personal space: the behavioral basis of design. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1969.

TENORIO, F. O mito da participação. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.24, n. 3, maio/jul., 1990.

VOORDT, T. J. M. ; WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário, programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

Publicado

24-05-2023

Cómo citar

SARMENTO, T. S. DESIGN PARTICIPATIVO EM PROJETO DE AMBIENTES : COMO INCLUIR OS USUÁRIOS?. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 56–68, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31252. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31252. Acesso em: 30 jun. 2024.