JUHANI PALLASMAA E O ATO DE PROJETAR PARA OS SENTIDOS
ENSAIO DE UMA INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA NA PRAIA DO PONTAL, EM FLORIANÓPOLIS (SC).
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n2ID32154Palabras clave:
Fenomenologia da arquitetura, Projeto arquitetônico, Juhanni PallasmaaResumen
Tendo em vista a recorrente priorização da dimensão visual, em detrimento de outros fatores que também conformam a experiência na arquitetura, o objetivo deste artigo é investigar estratégias sensoriais de projeto na perspectiva do arquiteto Juhani Pallasmaa, importante autor sobre a fenomenologia da arquitetura. Trata-se de uma abordagem realizada na disciplina “Projeto: investigações teórico-práticas”, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho apresenta um estudo na praia do Pontal, em Florianópolis, Santa Catarina. Adota-se uma abordagem fenomenológica fundamentada na investigação de características sensoriais do lugar como base para uma intervenção paisagística representada pelo projeto arquitetônico de uma passarela de conexão entre áreas da praia do Pontal. A proposta elaborada evidencia características sensoriais do lugar que se fundem com o processo de projeto em arquitetura, por meio de elementos que se relacionam: qualidades materiais e táteis, referências de luz e sombra, aspectos visuais, particularidades sonoras, dinâmicas antrópicas e relações espaço-tempo. O estudo demonstra que a perspectiva de Juhani Pallasmaa pode contribuir na formação de estudantes, profissionais e pesquisadores, mediante a imersão do arquiteto no lugar, cooperando no desenvolvimento de estratégias projetuais para a definição das experiências que a arquitetura propiciará na relação entre pessoa e ambiente.
Descargas
Citas
BOLLNOW, O. F. (1951). O Homem e o Espaço. 9ª Ed. Curitiba: UFPR, 2008.
BUENO, A. P. Patrimônio paisagístico e turismo na Ilha de Santa Catarina: a premência da paisagem no desenvolvimento sustentável da atividade turística. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2006.
HEIDEGGER, M. (1927). Ser e tempo: parte 1. 15ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
HEIDEGGER, M. (1951). Construir, habitar, pensar. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2012.
HOLL, S.; PALLASMAA, J.; PÉREZ-GOMÉZ, A. Questions of perception: phenomenology of architecture. San Francisco: William Stout Publishers, 2007.
HUSSERL, E. (1907). A ideia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2000.
MERLEAU-PONTY, M. (1945). Fenomenologia da percepção. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
NESBITT, K. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica 1965-1995. 2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
NORBERG-SCHULZ, C. Intentions in Architecture. Cambridge: MIT Press, 1963.
NORBERG-SCHULZ, C. Existencia, Espacio y Arquitectura. Barcelona: Editorial Blume, 1975.
NORBERG-SCHULZ, C. Genius Loci: towards a phenomenology of Architecture. New York, Rizzoli, 1979.
PALLASMAA, J. A imagem corporificada: imaginação e imaginário na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013a.
PALLASMAA, J. As mãos inteligentes: a sabedoria existencial e corporalizada na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013b.
PALLASMAA, J. Essências. São Paulo: Gustavo Gili, 2018.
PALLASMAA, J. Habitar. Tradução de Alexandre Salvaterra. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.
PALLASMAA, J. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
POLLI, P. G.; RIGON, M. J.; BRITO, L. O.; ALMEIDA, M. M. Análise sensorial do lugar na perspectiva de Juhani Pallasmaa: um estudo de caso na Praia do Pontal, Florianópolis (SC). Revista 5% Arquitetura + Arte, ano 16, v. 01, n. 22, p. 1-23, jul./dez., 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leonardo de Oliveira Brito, Matheus José Rigon, Paula Gabbi Polli, Maristela Moraes de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.