DESENHOS DE UMA (QUASE) ARQUITETA E URBANISTA

INQUIETAÇÕES, EXPERIENCIAÇÕES E ENSAIOS SOBRE O ATO DE DESENHAR

Autores/as

  • Ramon Carvalho UERJ
  • Alice Hammerschmitt da Veiga Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n3ID32599

Palabras clave:

desenho à mão livre, projeto de Arquitetura e Urbanismo, formação

Resumen

Este artigo é proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso de uma estudante de Arquitetura e Urbanismo, escrito em primeira pessoa do singular. Traz inquietações e reflexões acerca do papel do desenho à mão livre para o ato de projetar e suas implicações na formação do/a arquiteto/a. Parte de um embasamento teórico-conceitual que aborda a questão do desenho como método de estudo e assimilação e apresenta, em formato de relato pessoal descritivo e imagético, um conjunto de experiências práticas de desenho realizadas ao longo do trabalho. Como resultado, identifica-se que: é preciso desenvolver uma expressividade própria para uma comunicação por meio do desenho; existe uma espécie de “diálogo interno do/com o desenhista” exteriorizado no papel; a notação gráfica pode ser considerada tanto uma forma de pensar como também um instrumento de apreensão do espaço e de suas características; as escolhas e intenções de cada pessoa/desenhista promovem diferentes modos de apreensão, que são demonstradas nos desenhos; e, por fim, que a realização deste trabalho gerou uma mudança significativa na compreensão e na postura da autora diante do “ser arquiteta”. Fundamentalmente, incorporou-se o desenho como meio de continuar aprendendo, apreendendo e desenvolvendo arquitetura.

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Publicado

23-09-2023

Cómo citar

CARVALHO, R.; HAMMERSCHMITT DA VEIGA, A. . DESENHOS DE UMA (QUASE) ARQUITETA E URBANISTA: INQUIETAÇÕES, EXPERIENCIAÇÕES E ENSAIOS SOBRE O ATO DE DESENHAR. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 182–197, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n3ID32599. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32599. Acesso em: 2 dic. 2024.