Reurbanização da favela do Sapé
´possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID32941Palabras clave:
: habitação de interesse social; políticas públicas urbanas; desigualdades sociais; segregação socioespacial;, Reurbanização da Favela do Sapé, Desafios ContemporâneosResumen
O artigo possui como objeto de estudo a obra de reurbanização da Favela do Sapé, localizada no bairro do Rio Pequeno na cidade de São Paulo. O projeto arquitetônico e urbano atendeu a um edital publicado em 2009 pela Secretaria de Habitação Municipal de São Paulo (SEHAB), o qual foi atendido pela associação dos escritórios de arquitetura Pessoa Arquitetos + Base Urbana. A partir da análise bibliográfica e documental, o artigo tem como objetivo analisar e compartilhar exemplos de intervenções na contemporaneidade acerca dos programas de Habitação de Interesse Social no Brasil. Ainda que a origem das Habitações de Interesse Social possa remontar à historiografia moderna, é imprescindível renovar o repertório arquitetônico e urbano frente às demandas do déficit habitacional na atualidade. Como forma de agregar a análise crítica, é feito um breve comparativo às experiências do Conjunto Habitacional do Jardim Edith, também em São Paulo. O interesse parte do aspecto do Sapé trabalhar de forma articulada, questões quanto ao uso dos materiais, da disposição volumétrica, enriquecida pela experiência participativa e dos aspectos ecológicos e urbanos. Tais análises podem servir como arcabouço teórico para a discussão e prática das urbanizações de favelas em diversas regiões do nosso país na contemporaneidade.
Descargas
Citas
BASTOS, M. A. J; ZEIN, R. V. Brasil: arquiteturas após 1950. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BOLFE, S. A.; RUBIN, G. R. O desenvolvimento da habitação social no Brasil. Revista Ciência e Natura, v. 36, n.2, 201-213, 2014
BONDUKI, N. Origens da Habitação Social no Brasil (1930-1945). O caso de São Paulo (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
BUENO, L. M. M. Projeto e Favela: Metodologia para projetos de Urbanização (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
BRANDÃO, A. J. D. N; LEITÃO, K. O. O Programa de Urbanização de Favelas em São Paulo: as transformações físico-urbanísticas da Favela do Sapé. VI ENANPARQ. Anais do ..... Porto Alegre: ENANPARQ, 2016, p. 1- 18.
CARDOSO, A. L. Avanços e desafios na experiência brasileira de urbanização de favelas. Revista Cadernos Metrópole, n.17, 2007, pp. 219-240.
COMPANHIA BRASILEIRA DE PROJETOS E EMPREENDIMENTOS (COBRAPE). Pesquisa de Avaliação da Pós-Ocupação do Sapé - Condomínios A, B, C, F e G. COBRAPE, 2019. Disponível em: http://www.habitasampa.inf.br/wp-content/uploads/2020/07/Relatorio_Pos_ocupacao_Sape. Acesso em: 14/fevereiro/2023.
D´OTTAVIANO, C.; PASTERNARK, S. Paradox of the Intervention Policy in Favela in São Paulo: How the Practice Turned Out the Policy. Observatório das Cidades, São Paulo (tradução do artigo). The Routledge handbook of institutions and planning in action. New York: Routledge, 2018.
FIX, M. Parceiros da exclusão: duas histórias de uma “nova cidade” em São Paulo: Faria Lima e Água Espraiada. Cadernos de Urbanismo, n. 3, 1-15, 2001.
FRANÇA, E. Favelas em São Paulo (1980-2008): Das propostas de desfavelamento aos projetos de urbanização - A experiência do Programa Guarapiranga (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2009
FREITAS, M. L. de O lar conveniente: os engenheiros e arquitetos e as inovações espaciais e tecnológicas nas habitações populares em São Paulo (1916-1931) (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. 2005.
GRINOVER, M. M (). Desenho do espaço público em áreas precárias. In: PNUM - Rede Lusófona de Morfologia Urbana. Anais do ...... Vitória-ES: PNUM, 2017, pp. 1-12
JACOBS, J. Morte e vida das Grandes Cidades. (2ª ed.) São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
KEHL, L. Breve história das favelas. São Paulo: Claridade, 2010.
LYNCH, K. A Imagem da Cidade. Lisboa, Portugal: Edições 70 (Colecção Arte e Comunicação), 1960.
OLCZYK, M. Problemática e Metodologia projetual de habitação de interesse social: análise do conjunto residencial Jardim Edith (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SEGAWA, H.; MARQUES, S. M.; MOREIRA, F. D.; CAMARGO, M. J.; GIROTO, I.; FREITAS, M. L. M. X. (2021). O amor nos tempos do cólera: um relato de experiências didáticas interinstitucionais em meio a pandemia. Projetar: Revista Projeto e Percepção do ambiente, v. 6, n. 3, 8-23. Disponível em: http:// https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n3. Acesso em: 14/ fevereiro/ 2023.
VENTURA, I. Urbanização de Favelas: estudo sobre os diferentes tipos de intervenção (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Luiza Macedo Xavier de Freitas, Amanda Maria de Santana Guerra, Gabriela de Souza Cordeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.