50 ANOS DE HISTÓRIA
Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37386Palabras clave:
Currículo Integrado; Curso de Arquitetura e Urbanismo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Resumen
O presente texto trata da história dos 50 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN), destacando-se pela discussão da proposta do projeto pedagógico integrado, implantado no início da década de 1990. A essência da proposta do CAU da UFRN foi o sistema de integração de conteúdos que, ao invés de serem trabalhados isoladamente, dentro das ciências parcelares, a intenção foi a apreensão dialética do conhecimento. A estrutura curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN foi uma proposta revolucionária no âmbito dos cursos de arquitetura e urbanismo em todo o Brasil. Isto resultou na melhoria na qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, obviamente, do profissional formado. Também, apresenta-se a evolução dos projetos pedagógicos subsequentes e os resultados das avaliações institucionais. Além disso, destaca-se o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) com mestrado acadêmico e do doutorado, e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA), na modalidade mestrado profissional. No momento que o CAU UFRN completa 50 anos de sua criação, fica demonstrado o esforço do Departamento de Arquitetura (DARQ), através do seu corpo docente, discente e administrativo, sempre primando pela qualidade na formação da graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo e pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.
Descargas
Citas
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Proposta de criação do curso de mestrado stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, 1998.
CURSO DE ARQUITETURA E URBANSIMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (CAU/UFRN). Proposta de Currículo Pleno do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Natal/RN, 1989.
________. Proposta de Currículo Pleno do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Natal/RN, 1996.
¬¬¬________. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Natal/RN, 2006.
________. Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na modalidade presencial da UFRN. Natal/RN, 2023.
CAVALCANTI, E. R. C.; GREVI, M.; ARAÚJO, V. M. D. Um novo enfoque do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS. Anais do X CBA. São Paulo/SP, 1991, s/p
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Portaria n° 1770/94 que estabeleceu as diretrizes curriculares e conteúdos mínimos para os cursos de arquitetura e urbanismo. Brasília: MEC, 1994.
MONTEIRO, A. M. R. G.; MARAGNO, G. V.; SANTOS JUNIOR, W. R.; GUTIERREZ, E. J. B. (Org.). A construção de um novo olhar sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: os 40 anos da ABEA. Brasília: ABEA, 2013.
VIEIRA-DE-ARAÚJO, N. M.; OLIVEIRA, G. P.; CAVALCANTE, E. S. O “Projeto Integrado” no CAU-UFRN: o amadurecimento de uma prática pioneira de integração curricular. In: XXXIV ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO; XVIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO Anais do XXXIV ENSEA/ XVIII CONABEA - Qualidade no ensino de arquitetura e urbanismo: inovação, competências e o papel do professor. Natal: ABEA / UFRN, setembro/2015, pp. 490-501.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029. Dados eletrônicos (58KB). Natal, RN: EDUFRN, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Virginia Maria Dantas de Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.