50 ANOS DE HISTÓRIA

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN

Autores

  • Virginia Maria Dantas de Araújo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37386

Palavras-chave:

Currículo Integrado; Curso de Arquitetura e Urbanismo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumo

O presente texto trata da história dos 50 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN), destacando-se pela discussão da proposta do projeto pedagógico integrado, implantado no início da década de 1990. A essência da proposta do CAU da UFRN foi o sistema de integração de conteúdos que, ao invés de serem trabalhados isoladamente, dentro das ciências parcelares, a intenção foi a apreensão dialética do conhecimento. A estrutura curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN foi uma proposta revolucionária no âmbito dos cursos de arquitetura e urbanismo em todo o Brasil. Isto resultou na melhoria na qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, obviamente, do profissional formado. Também, apresenta-se a evolução dos projetos pedagógicos subsequentes e os resultados das avaliações institucionais. Além disso, destaca-se o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) com mestrado acadêmico e do doutorado, e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA), na modalidade mestrado profissional. No momento que o CAU UFRN completa 50 anos de sua criação, fica demonstrado o esforço do Departamento de Arquitetura (DARQ), através do seu corpo docente, discente e administrativo, sempre primando pela qualidade na formação da graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo e pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Maria Dantas de Araújo, UFRN

Arquiteta e Urbanista (UFRN-1978), Mestre em Engenharia Urbana e Construções Civis (POLI USP-1987), Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas (FAU USP-1996). Professora da Área de Conforto Ambiental do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN (1979-2018). Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN (1985-1987 e 1987-1989). Pró-Reitora Adjunta de Graduação-UFRN (1991-1995). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN. (1999-2001 e 2006-2008). Secretária Adjunta de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura de Natal (2003-2005). Pró-Reitora de Graduação-PROGRAD/UFRN (2007-2011).  Pesquisadora/Consultora do Laboratório de Conforto Ambiental - LABCON/UFRN (1990-Atual). Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-PPGAU/UFRN (1998-Atual). Consultora da CAPES, CNPq e FAPESP (2003-Atual). Professora Colaboradora Voluntária do Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU-UFRN (2018-Atual).

Referências

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Proposta de criação do curso de mestrado stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, 1998.

CURSO DE ARQUITETURA E URBANSIMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (CAU/UFRN). Proposta de Currículo Pleno do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Natal/RN, 1989.

________. Proposta de Currículo Pleno do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Natal/RN, 1996.

¬¬¬________. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Natal/RN, 2006.

________. Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na modalidade presencial da UFRN. Natal/RN, 2023.

CAVALCANTI, E. R. C.; GREVI, M.; ARAÚJO, V. M. D. Um novo enfoque do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS. Anais do X CBA. São Paulo/SP, 1991, s/p

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Portaria n° 1770/94 que estabeleceu as diretrizes curriculares e conteúdos mínimos para os cursos de arquitetura e urbanismo. Brasília: MEC, 1994.

MONTEIRO, A. M. R. G.; MARAGNO, G. V.; SANTOS JUNIOR, W. R.; GUTIERREZ, E. J. B. (Org.). A construção de um novo olhar sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: os 40 anos da ABEA. Brasília: ABEA, 2013.

VIEIRA-DE-ARAÚJO, N. M.; OLIVEIRA, G. P.; CAVALCANTE, E. S. O “Projeto Integrado” no CAU-UFRN: o amadurecimento de uma prática pioneira de integração curricular. In: XXXIV ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO; XVIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO Anais do XXXIV ENSEA/ XVIII CONABEA - Qualidade no ensino de arquitetura e urbanismo: inovação, competências e o papel do professor. Natal: ABEA / UFRN, setembro/2015, pp. 490-501.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029. Dados eletrônicos (58KB). Natal, RN: EDUFRN, 2021.

Downloads

Publicado

26-09-2024

Como Citar

ARAÚJO, V. M. D. de. 50 ANOS DE HISTÓRIA: Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 152–166, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37386. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/37386. Acesso em: 3 dez. 2024.