HABITAÇÃO + CIDADE: DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PARA UM MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENHO URBANO COM FOCO EM HABITAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n2ID16644Palavras-chave:
Ensino, Processo, Práticas.Resumo
Impulsionado pela implementação do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, o Brasil tem vivido um momento de intenso crescimento urbano e aceleração da sua produção habitacional. Os projetos desenvolvidos, contudo, atendem a uma demanda por construção em quantidade – produção em grande escala, rápida e eficiente – deixando a desejar na qualidade das soluções arquitetônicas e urbanísticas. Este artigo apresenta uma reflexão sobre pedagogia projetual visando a proposição de um Mestrado Profissional em Desenho Urbano, com ênfase em Habitação Social. Pretendemos, assim, contribuir para a formação de profissionais melhor qualificados para desenvolver e avaliar projetos urbanos ancorados no uso residencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.